Na hora de trocar as cordas do violão, sempre surge àquela dúvida: Qual encordoamento comprar? Se a marca x ou a marca y é melhor, se podemos trocar a espessura das cordas e qual calibre usar. Muitas vezes acabamos comprando aquele que tem o melhor preço, por indicação de amigos ou porque é de uma marca famosa. Para que não tenha dúvidas na hora de comprar seu encordoamento novo, separamos algumas dicas para você entender um pouco mais sobre as espessuras das cordas do violão.
Várias são as dúvidas que surgem nesse momento e para escolher o melhor encordoamento devemos fazer um estudo básico sobre a espessura das cordas, chamadas tensão.
É essencial escolher as cordas que melhor se adaptam ao seu instrumento, devendo a espessura das cordas sempre ser levada em consideração, pois afeta a tocabilidade e pode afetar a regulagem do tensor. É preciso também levar em consideração fatores como o tipo de música que se pretende tocar e a sonoridade que se quer atingir.
Lembrando que, não existe uma regra específica para a escolha, pois dependerá muito do tipo de violão que utiliza e de como você toca.
ESPESSURA DAS CORDAS DO VIOLÃO
Calibres mais Finos
Os encordoamentos com espessuras de 0.09 e 0.10, por exemplo, normalmente são mais flexíveis facilitando a execução das técnicas, não é necessária muita força para apertá-las e executar os acordes. Porém, geralmente esses encordoamentos são menos resistentes o que fará que arrebentem mais rápido ou podem ter um timbre menos encorpado e não tão bonito. Por isso, muitos músicos profissionais optam usá-los em gravações para facilitar a execução de técnicas de solo e encordoamentos mais grossos para um melhor timbre nas bases harmônicas.
Calibres mais Grossos
Os encordoamentos com espessuras de 0.11 e 0.12, por exemplo, possuem sons mais encorpados e bonitos. Porém, como as cordas são mais duras, esses encordoamentos geralmente dificultam ações como apertar as cordas, a utilização de algumas técnicas de violão e se o seu instrumento não for resistente pode empenar o braço do seu violão.
Evite usar encordoamentos com tensão inferior ou superior a do seu violão, para não ter problemas com desvantagens técnicas, sonoras, ou outras relacionadas a desempenho e também ao instrumento. Prefira sempre comprar encordoamentos da mesma tensão do seu violão! Caso você tenha dúvidas, retire a sexta corda e leve a loja para o vendedor ver qual a tensão das cordas que você usa. Se possível é aconselhável você levar a embalagem de seu encordoamento antigo.
TEMPO DE USO DAS CORDAS
Se o seu violão parece ter perdido o som, os agudos e os baixos parecem abafados e as notas dos acordes tornaram sem brilho, saiba que já passou da hora de trocar as cordas do seu violão. Dependendo da frequência com que o instrumento é usado, é aconselhável substituí-las de poucos em poucos meses. Nada de ficar seis meses a um ano com o mesmo encordoamento, principalmente para quem está aprendendo a tocar violão, pois as cordas velhas perdem a afinação, dificultando o desenvolvimento de um bom ouvido musical.
As cordas novas demoram cerca de dois a três dias de uso para ficarem amaciadas. E para prolongar um pouco mais o tempo de duração das cordas do violão, passe sempre uma flanela para retirar a sujeira, depois de tocar.
MARCAS
Moro em um município onde não se vende cordoamento para violão. Porem se vende linhas de nylon para pesca, visto que aqui é uma colônia de pescadores. Assim sendo, tenho conhecimento de que as linhas são vendidas pelo calibre, ou espessura, apresentados em milímetros. Portanto, necessito saber, em milímetros, a espessura das cordas de nylon, respectivamente “sol”, “si” e “mi”. Fico agradecido se puderem me dar essa informação, pois sempre que preciso trocar as cordas, preciso me deslocar até a capital para comprá-las.
Olá Edival!
A espessura vai depender da marca, modelo e tensão do seu violão. Isso é determinado pelo fabricante. Portante, é preciso que você pesquise sobre o seu modelo e marca para saber qual a espessura recomendada pelo fabricante. Caso tenha comprado o violão na loja, o violão já vem com essas especificações.
Não use cordas de pescar. Corda de violão foi desenvolvida para isso e a corda de pescar pode danificar o seu instrumento.