Você conhece o braço do seu violão? Decorar as notas do braço do violão é essencial para seu aprendizado, pois assim será mais fácil de identificar as notas na hora de executar os exercícios e tocar as músicas. Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas para te ajudar a aprender sobre o braço do violão. Confira!
No braço do violão, em cada casa há seis notas, uma para cada corda. E aprender todas as notas do braço do violão é fundamental para você formar ou montar acordes em qualquer região do mesmo, sem depender de dicionário de acordes ou de olhar na internet como montar os acordes e suas variações. Logo, sem as notas não existiria os acordes!
O braço do violão pode até parecer um labirinto de notas, mas não é. A relação entre as cordas, casas e notas, nos dá “caminhos” a seguir, para localizar as notas musicais. Compare o braço do violão a um mapa de ruas, por exemplo. Quando você não conhece um lugar, precisa consultar o mapa antes de ir àquele lugar para saber qual o caminho. Assim é com o braço do violão. Da mesma maneira que com um mapa de ruas, há diversos caminhos. Alguns mais longos outros mais curtos.
Mas não se preocupe, pois existem certas características no braço do violão que podem e devem ser usadas para facilitar seu aprendizado e treino, além de alguns macetes para localizar melhor e mais rápido as notas no braço do violão. Continue lendo para descobrir!
COMO APRENDER AS NOTAS NO BRAÇO DO VIOLÃO
1 – Cordas Soltas
Um violão de seis cordas afinado, deve soar as seguintes notas, quando tocado as cordas soltas:
Corda 6 – E
Corda 5 – A
Corda 4 – D
Corda 3 – G
Corda 2 – B
Corda 1 – E
Somente ao olhar a descrição das cordas acima, já dá para ver uma “coincidência” logo de cara. As cordas 6 e 1 soam as mesmas notas, porém em alturas diferentes. Sendo a corda 1 mais aguda que a corda 6.
O primeiro passo é memorizar as cordas soltas acima.
2 – Escala Cromática
O segundo passo é aprender a escala cromática ascendente (escala cromática com sustenidos). Pratique falando uma por uma em voz alta. Comece pela 6ª corda (Mi) e pratique tocando e falando uma por uma, até chegar a 12ª casa.
Quando estiver sabendo bem as notas na 6ª corda, passe para a 5ª corda e assim por diante, até chegar a 2ª corda.
Depois, pratique a forma descendente (escala cromática com bemóis). Comece pela 12ª casa na 6ª corda (nota Mi) e pratique falando todas as notas até chegar à corda solta.
Em seguida memorize somente as notas naturais em cada corda. Comece pela 6ª corda solta (Mi), memorize somente as notas naturais até a 12ª casa.
Depois faça o mesmo na 5ª, 4ª, 3ª e 2ª corda.
3 – Padrões no Braço do Violão
Há diversos truques e padrões que podem ajudar você a encontrar notas em qualquer situação, sem muita dificuldade no braço do violão. Usando oitavas e combinando notas, você consegue encontrar as notas enquanto pratica:
A primeira e a última corda (E) são idênticas.
A corda D, que é a quarta, é a mesma que E, com duas casas para baixo.
A corda G, que é a terceira, é como A, só que duas casas para baixo.
A corda B, que é a segunda, é como A, só que duas casas para cima.
4 – Notas do Braço do Violão
Repare no seu violão ou na figura abaixo que existem marcações no braço do violão e normalmente são feitas na terceira, quinta, sétima, nona, décima segunda, décima quinta e décima sétima casa.
Essas marcações, ou bolinhas, ou outros desenhos nas casas do braço do violão irá te ajudar a localizar mais rápido e melhor as notas musicais.
Logo, tendo como base que você estudou e aprendeu quais são as casas do braço do violão, memorizar as casas das marcações irá facilitar encontrar todas as notas no braço do violão sem ter que ficar contando casa por casa.
Assim, se você souber em quais casas estão as marcações no braço do violão, conseguirá contar a sequência 3,5,7,9,12,15 e 17 muito mais rápido, se localizando de maneira muito mais eficaz. Como fazer?
Comece decorando a nota da 3ª casa (primeira marcação) em todas as cordas.
Sabendo isso, fica fácil encontrar rapidamente a nota que está antes e depois da 3ª casa. Basta seguir a regra do sustenido e bemol.
Depois que decorar na 3ª casa faça o mesmo nas casas 5, 7 e 9, que é onde se encontram as outras marcações.
E a décima segunda (12º) casa do violão? Você reparou que possui uma marcação especial, como duas bolinhas ou uma marcação maior e mais específica?
Ela é diferente para que saiba que está no meio do braço do instrumento e que terá novamente as mesmas notas das cordas do violão soltas. Assim, a partir dela todas as notas se repetem. Está localização no meio do braço do instrumento te ajudará a enxergar muito melhor e mais rápido o final do braço.
5 – Pratique Todos os Dias
Dedique de cinco a dez minutos toda vez que for praticar para identificar as notas. Por exemplo, na primeira semana, dedique-se a encontrar todos os E no braço do violão.
Sendo assim, escolha um ponto do violão e se desloque para cima e para baixo nas seis cordas, tocando somente as notas E. Aumente a velocidade gradativamente até que você conheça todos os E daquela seção específica do braço. Pratique até que você não tenha que contar para encontrá-los.
Na semana seguinte, procure todos os F e assim por diante. Depois de algumas semanas, você terá memorizado todas as notas. Não se preocupe muito com as notas sustenidos e bemóis, pois, depois que você souber as notas maiores, será bem mais fácil encontrá-las.
Essas são algumas dicas que você pode usar para ajudar a memorizar o braço do violão de uma maneira simples e com calma, para que não passe nada despercebido.
Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.
Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.