Você já pensou em tocar violão sem precisar ficar olhando as cifras e dependendo delas? Se sua resposta for SIM, você não pode deixar de conferir esse post, pois separamos 5 dicas para te ajudar a tocar violão sem precisar ficar olhando as cifras. Não perca, confira agora!
A maioria dos iniciantes que estão querendo aprender tocar violão gostariam de tocar algo “de cabeça”, ou seja, apenas pegar o violão e já sair tocando qualquer música que tenha decorado.
É claro que é muito bom conseguir tocar violão sem precisar das cifras e poder a qualquer momento tocar a música que quiser do início ao fim, ou fazer apresentações ainda mais impressionantes apenas com um repertório decorado.
Mas decorar uma música completa não é algo muito fácil, até mesmo um repertório, porém com os treinamentos certos, você irá conseguir.
Para te ajudar, separamos algumas técnicas usadas por vários músicos que tocam sem depender das cifras e não travam quando outras pessoas pedem para tocar algo. E com certeza irá ajudar para sua evolução no violão também.
Então, se está querendo aprender a usar essas técnicas, continue lendo esse post para você ficar por dentro das 5 dicas que separamos para você começar a aplicar nos seus treinos e em breve tocar sem precisar das cifras.
COMO TOCAR VIOLÃO SEM OLHAR AS CIFRAS
1º: Movimentos Automatizados
Uma música é composta por várias sequências de acordes e batidas. Logo, para conseguir tocar uma música de modo automático, você irá precisar decorar a sequência, certo?
Sendo assim, tocar de modo automático seria tocar sem precisar ficar pensando em cada movimento que você precisa fazer para a próxima troca de acorde ou batida.
E para que você consiga automatizar seus movimentos quando estiver tocando uma música é preciso escutá-la e tocá-la várias vezes do início ao fim, até que você consiga executá-la sem precisar ficar pensando muito nos movimentos que tem que fazer.
O interessante de conseguir fazer esse processo automático é que quanto mais você automatizar os movimentos, mais você irá conseguir perceber sua sonoridade e suas técnicas, além de conseguir melhorar a forma como toca, para ficar cada vez melhor.
2º: Toque Algo do Seu Nível
Geralmente, queremos logo de cara a música que mais gostamos, porém pode ser que você, como iniciante do violão, não esteja no nível certo para conseguir tocar aquela música.
Portanto, busque respeitar o nível em que se encontra sem deixar a ansiedade fazer com que você pule etapas do seu aprendizado.
Faça o treinamento para conseguir decorar as músicas e ficar independente das cifras, decorando algo do nível em que você está no momento, começando sempre das mais fáceis e depois vai aumentando a dificuldade de acordo com sua evolução.
Fazendo assim, você irá conseguir evoluir no seu aprendizado de violão, até chegar ao nível em que consiga tocar qualquer música que goste, e logo, logo as estará tocando sem precisar ficar olhando cifras.
Lembre-se que se você tentar fazer as coisas às pressas, você pode acabar prejudicando seu aprendizado de violão, além de não aprender o que está treinando direito, então vá com calma que quando menos você esperar já vai ter aprendido.
3º: Treine Parte por Parte
Não cometa o erro de pegar uma música grande e tentar decorá-la de uma única vez, escutando-a do início ao fim. É muito difícil para quem não está acostumado ou para quem está aprendendo agora.
O melhor a se fazer é pegar trecho por trecho de uma música e ir decorando, focando principalmente nas partes mais complexas. Assim que conseguir decorar todas as partes da música, você poderá tentar tocá-la do início ao fim sem olhar as cifras.
4º: Treine o seu Ouvido
Para conseguir decorar uma música é indicado que você treine bastante o seu ouvido para que ele consiga identificar a diferença entre acordes maiores e acordes menores.
Algumas pessoas têm um dom natural de ter uma aptidão musical boa, ou seja, elas conseguem identificar as coisas no meio da música que as ajudam a conseguir decorá-la.
Mas para quem não tem esse dom natural é possível desenvolver essa técnica através de treinamentos do ouvido. O desenvolvimento do ouvido não é algo muito fácil, pode ser que demore um pouco para aprender. Porém, é necessário que você desenvolva essa técnica para conseguir decorar e identificar cada detalhe das músicas na hora em que estiver tirando ela.
Então ter o ouvido desenvolvido vai ser muito útil.