Você que está aprendendo ou já sabe tocar violão, já se perguntou como surgiu esse instrumento que deslumbra as pessoas até hoje?
Especula-se que na Grécia antiga, 2000 a.c, um instrumento chamado Chelys feito de casca de tartaruga, fechada com couro de boi e cordas de tripa de carneiro esticadas foi o ancestral do violão.
CHELYS
Tempos depois, esse instrumento transformou-se na Lira que, por sua vez, após algumas modificações passou a se chamar Cítara Romana, no período do domínio do Império Romano. Mas, com a decadência do Império Romano, este instrumento praticamente desapareceu.
LIRA
CITARA ROMANA
No século VII, na Arábia, o instrumento ressurgiu com o nome de Alaúde e bem parecido com o violão atual, com caixa de ressonância na forma de pera. Este instrumento foi adotado pelos europeus com o nome de Guitarra Mourisca, após as invasões árabes na Península Ibérica.
ALAÚDE
Os povos ibéricos então reduziram seu tamanho, alteraram a caixa de ressonância para seu formato atual, parecido com o número oito, com vários furinhos entalhados na caixa de ressonância e passaram a chamar de Vihuela. Com o passar do tempo, a caixa de ressonância passou a ter apenas um buraco tornando-se o instrumento que é conhecido mundialmente.
VIHUELA
VIOLÃO ATUAL
Bacana o seu blog, esse artigo é de grande conhecimento, gostei muito.