Matemática e música? Matemática e acordes? Confuso? Parece estranho, não é? Acredite ou não, a música está relacionada com a matemática!
No século VI a.C, na Grécia, os filósofos tentavam entender os fenômenos que ocorriam no universo através de uma explicação racional para os fatos. Pitágoras, filósofo dessa época, via a figura do número como a essência de todas as coisas e queria, a partir da linguagem matemática, entender os sons que existiam na natureza e de que maneira poderia combiná-los e quais combinações de sons eram agradáveis aos ouvidos.
Segundo a lenda, Pitágoras, ao passar em frente à oficina de um ferreiro, percebeu que os diferentes sons produzidos pelas batidas dos martelos propiciavam uma sensação agradável e combinavam muito bem.
Pitágoras, então, construiu um instrumento rudimentar de uma única corda presa entre dois cavaletes fixados a uma tábua dividida em 12 espaços iguais: o monocórdio.
Tocou a corda solta e memorizou o som. Depois tocou a corda na metade, depois na terça parte, etc.
Boa tarde!
Nunca imaginei que conseguiria o objetivo descrito em suas aulas. Mas hoje posso garantir é possível aprender violão por vídeos e em 7dias. Incrível sua didática. Parabéns