Está com dificuldade em conseguir fazer a pestana? Se sua resposta for um “sim” seus problemas irão acabar agora! Aprender pestana no violão é algo que todas as pessoas que tocam tem medo de não conseguir fazer, por isso hoje iremos apresentar para você, qual o jeito mais fácil de praticar a pestana no violão e eliminar as dificuldades, então não deixe de conferir agora e fique por dentro dessas dicas.
Os acordes com pestana são aqueles que utilizam o dedo indicador para pressionar todas as cordas ao mesmo tempo, devido essa forma de execução, a maioria dos alunos iniciantes do violão acabam tendo problemas em fazê-la.
Mas não se preocupe, é totalmente normal ter dificuldade para fazer a pestana, talvez até uma das coisas mais difíceis na hora que estamos aprendendo a tocar violão, afinal de contas você está começando seus estudos no violão agora, o importante é não desistir e encarar o desafio.
Para te ajudar a conseguir fazer a pestana, veja abaixo algumas dicas para te mostrar um jeito mais fácil de aprender a fazer a pestana. Seguindo essas dicas fazer pestana não será mais um problema.
Então vamos lá.
DICAS PARA APRENDER PESTANA NO VIOLÃO
1º: Nem todas as pestanas utilizam todas as cordas
Nem sempre que for fazer a pestana vai ser necessário apertar todas as cordas, você sabia?
Quando for fazer a pestana, deve ficar atento em apertar somente as cordas necessárias, que fazem parte da formação dos acordes. Alguns acordes com pestana devem ser são feitos para serem tocados da sexta corda para baixo, outros da quinta para baixo, até acordes que usam apenas duas cordas do instrumento.
A melhor forma para você treinar é ir acostumando com os acordes que contêm pestanas com 2 cordas primeiro, depois que pegar o jeito passe a treinar com 3 cordas, assim por diante, e quando menos esperar vai conseguir fazer acordes com pestanas apertando todas as 6 cordas do violão sem nenhum problema.
2º: A pestana não é feita apenas com o dedo indicador
Devido o jeito como seguramos o violão, geralmente os professores falam para os alunos iniciantes fazerem a pestana com o dedo indicador, pois assim conseguimos ter mais firmeza para apertar as cordas com o dedo indicador.
Mas, pode ser que esteja com dificuldade em fazer a pestana com o dedo indicador, então comece a tentar com outros dedos, pois não necessariamente você precisa usar apenas o indicado como a maioria das pessoas faz.
Entretanto, é preciso levar em consideração que fazer a pestana com o dedo indicador já é difícil, mas pode ser que com outro dedo seja mais fácil para você, isso depende da adaptação de cada aluno na hora de aprender tocar violão.
3º: Melhore a postura na hora de fazer a pestana
Pode parecer que não faça sentido ter uma boa postura para apertar as cordas, mas ter postura na hora de fazer a pestana no violão é essencial para que você consiga alcançar todas as cordas com o dedo e apertá-las firmemente.
Por isso, corrigir a postura na hora que for tocar já é meio caminho andado para que você consiga apertar todas as cordas, caso necessário, e tirar um bom som dos acordes com pestanas.
Lembre-se também que melhorar a postura no violão não te trará benefício apenas quando tiver fazendo pestanas, mas sim em todas as outras áreas de aprendizado no violão.
4º: Atenção ao posicionamento dos dedos na pestana
A maioria das pessoas tentam fazer acordes como o Fá Maior ou o Si maior apertando as cordas com a “barriga” do dedo indicador, mas para você conseguir ter uma firmeza melhor dos dedos o ideal é usar a parte diagonal do dedo indicador para ter mais força na hora do apertar as cordas.
Pode parecer um pouco difícil e até estranho no início, mas é questão de começar a treinar para perceber que é bem melhor e mais fácil quando se aperta as cordas dessa maneira.
5º: Não faça de qualquer jeito, aprenda da forma certa
Não apresse seu aprendizado quando estiver estudando a pestana, pois no início o som vai soar sujo mesmo, parecendo até que você está errando as notas, mas isso é totalmente normal nas primeiras semanas ou meses, dependendo do ritmo do seu treinamento no violão.
O jeito de melhorar esses ruídos indesejados que fazemos nas primeiras pestanas, é estudando bastantes as músicas que possuem esse tipo de acorde e treinar diariamente para que você possa ir acostumando os dedos e a forma de fazer a pestana.
Aprender pestana pode parecer um pouco chato no início até conseguirmos fazê-la, por isso devemos persistir no treinamento, pois é fundamental para seguir em seus estudos de violão.
Portanto, comece a colocar em prática as dicas acima que você verá que pestana não é lá um bicho de sete cabeças, basta treinar diariamente para pegar o jeito e conseguir fazer os acordes com pestana com mais facilidade.
COMO EVITAR LESÕES
Fazer pestana não é algo que exige força na hora de apertar as cordas, mas sim o jeito certo de como aperta as cordas sem precisar colocar muita força.
Quando se usa muita força na hora de fazer a pestana você pode acabar arrumando dores ou até lesões como tendinite. E você não vai querer isso não é mesmo?
Então o que podemos fazer para evitar esse tipo de problema é só alongar e aquecer os dedos antes e depois de tocar, assim os dedos estarão preparados para o esforço necessário para fazer as pestanas constantemente na hora do seu treinamento.
E essas foram as dicas para te ajudar com as pestanas. O que achou delas?
Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.
Curtam nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.
Obrigado e bons estudos!