Devido às facilidades e oportunidades que aparecem no dia a dia, além do preço mais em conta, muitos iniciantes optam por comprar um violão usado. Mas, como saber se vale a pena? Se é seguro comprar um violão usado? Por isso, separamos algumas dicas para que na hora de comprar um violão usado você evite arrependimentos futuros.
Comprar um violão usado pode valer a pena para quem esteja iniciando no aprendizado do violão. Além do preço ser muitas vezes mais acessível, com o uso o violão fica mais leve, pode vibrar com maior potência, mas ele precisa estar bem conservado.
É claro que ao comprar um violão usado pode ser que ele tenha algumas marcas ou arranhões, mas se o dono foi cuidadoso pode ser que nem isso encontre. Então, para comprar um violão usado e não fazer uma compra equivocada, veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher!
DICAS PARA COMPRAR UM VIOLÃO USADO
1°: Se for comprar pela internet verifique o site: veja se é seguro, o índice de reclamações e soluções de problemas. Compre somente em sites seguros e de preferencia naqueles em que você terá uma garantia no caso do violão chegar com algum problema.
2º: Ao comprar pela internet veja também as fotos do violão, se possível peça para te mandar novas fotos, verifique a descrição do violão, pergunte sobre suas características físicas e estado de conservação. Evite comprar de pessoas e sites desconhecidos e sem garantia, desta forma você minimizará os riscos.
3º: Avalie o custo X benefício. Pesquise a marca e modelo do violão que pretende comprar em várias lojas físicas e virtuais, compare as características físicas momentâneas do violão e o preço de tabela para saber se vale a pena ou não pagar o determinado valor naquele violão usado.
4°: Confira o estado da madeira e do braço, pois estes não podem estar tortos, empenados, descolados, furados ou coisa do tipo, verifique que não há nenhum arqueamento no corpo do violão sobre a ponte (onde as cordas encontram o corpo). Esses defeitos vão prejudicar a afinação do seu instrumento e pode ser que com o tempo o violão não esteja mais em capacidade de uso.
5°: Verifique o estado das peças do violão como tarraxas, cavalete e outras. Verifique se há deformações nos trastes ao olhar estreitamente o braço do fundo ao topo. Você terá de levantar o violão para fazer isso. O bom estado de todas estas contribuem para que o violão tenha um bom funcionamento quando tocado.
6º: Teste a sonoridade e afinação do violão e verifique se quando você afina uma corda solta, as notas em todas as casas do braço continuam afinadas. Caso contrário, provavelmente está empenado ou com os trastes em mal estado.
7°: No caso do violão ser eletroacústico verifique se ele funciona perfeitamente quando amplificado em uma caixa de som.
Bem interessante, depois vou ver com mais calma 😀