Com a gama de variedades de violões atualmente no mercado é sempre difícil escolher o violão que melhor se adapta ao seu estilo. Por isso, é interessante entender e conhecer as principais diferenças entre os tipos de violões (clássico, jumbo, folk, entre outros) e as diferenças entre os modelos acústicos, elétricos, eletroacústicos e semiacústicos. Diante disso, separamos para você as principais diferenças entre os modelos. Confira agora!
DIFERENÇA ENTRE VIOLÃO ACÚSTICO, ELÉTRICO, ELETROACÚSTICO E SEMIACÚSTICO
Violão Acústico
Você já deve ter reparado que alguns violões, na maioria, não precisam estar ligado a uma fonte de energia elétrica para que o seu som seja detectado pelos nossos ouvidos, mesmo em lugares abertos. Sabe por que isso acontece?
Em um instrumento de cordas como o violão, por exemplo, o som é produzido através da vibração de suas cordas. Quando vibramos as cordas, o ar ao redor delas também começam a vibrar, propagando as ondas sonoras e quando elas alcançam os nossos ouvidos o som é percebido. Quanto maior essa vibração, maior a quantidade de ondas sonoras que alcançam nossos ouvidos e melhor é a percepção do som que está sendo produzido. Em um instrumento acústico, como o violão, o aumento das ondas sonoras, ou seja, a amplificação do som é realizada pela sua caixa de ressonância. Assim, de acordo com o seu formato acústico, a “boca do violão” recebe as vibrações das cordas tocadas e projeta o som produzido pelas cordas amplificado pela caixa de ressonância para que o som saia mais alto e encorpado.
Sendo o mais comum dos violões, o violão acústico geralmente tem um corpo maior, mais largo e possui uma amplificação natural do som, ou seja, não tem entrada para caixas e cabos, não sendo possível conectá-lo em caixas de som.
Violão Elétrico
O violão elétrico ao contrário dos violões acústicos foi projetado para ser conectado a amplificadores, não possuindo amplificação natural. Esse modelo de violão é muito parecido com uma guitarra e por não possuir caixa de ressonância, para ouvir o som emitido pelas cordas é preciso que sensores elétrico-magnéticos captem a vibração produzida e as enviem para caixas de som através da conexão com um cabo que amplificará eletricamente o som. Caso o violão não seja conectado a um amplificador, o som sairá muito baixo.
Violão Eletroacústico
Esse modelo de violão é uma mistura do violão acústico e do violão elétrico. Possui caixa de ressonância e um sistema de amplificação elétrica por meio de microfones internos, chamados captadores, que capturam o som das cordas dentro da “boca do violão” e o amplificam através de caixas de som conectados a um cabo. Esse modelo possibilita uma boa sonoridade conectado a uma caixa de som (ligado a amplificadores), podendo regular o volume do som de acordo com a necessidade, ou desconectado a uma caixa de som (acústico).
Violão Semiacústico
Esse modelo possui sistema de amplificação natural, com caixa de ressonância, porém a “boca do violão” é menor que o violão comum e geralmente possui um formato diferente da tradicional. Dessa forma, proporciona uma amplificação também menor que o comum, mas possui um som mais alto do que os violões elétricos. Esse modelo permite a utilização na versão acústica ou conectado a uma caixa de som que amplificará eletricamente o som.