Um dos cuidados mais preciosos das mulheres além de varias outras coisas, são suas unhas. Algumas perfeccionistas, outras simples, mas sempre estão ali mantendo um padrão de tamanho e um cuidado carinhoso, colocando uma cor bonita, fazendo as cutículas, deixando-as perfeitas. Por isso, ao querer aprender violão, vem à pergunta e o medo de muitas delas: posso manter minhas grandes e aprender a tocar violão? Confira!
Muitas das vezes as mulheres pensam: será que para eu aprender a tocar violão vou ter que andar com minhas unhas curtas? Será que consigo tocar sem quebrá-las? Será que vai atrapalhar muito? Tocar violão ou deixar minhas unhas bonitas?
No meio das técnicas e sonoridades do violão, infelizmente as unham grandes atrapalham no desenvolvimento das mulheres, por isso é bom deixar no menor tamanho possível, mas aqui vamos passar algumas técnicas para vocês mulheres, deixarem suas unhas bonitas sem deixar de treinar violão. Vamos lá?!
DICAS PARA TOCAR VIOLÃO E MANTER AS UNHAS BONITAS
1. Uma opção é usar unhas postiças, porque assim, na hora que for treinar com o violão, pode removê-la sem problema algum e depois que terminar basta colocá-las de volta e estará em perfeito estado.
2. Outra opção é manter suas unhas pintadinhas e bem lixadas, pois assim irá conseguir disfarçar as unhas estão menores.
3. Faça um teste, deixe suas unhas crescerem e continue praticando violão, quando você perceber que está começando a te prejudicar ou atrapalhar, aí você achou um limite de até onde você consegue deixar suas unhas crescerem. Basta manter esse limite e ainda estará com as unhas grandes, lindas e bem feitas, lembrando que cada pessoa vai conseguir adaptar com tamanhos diferentes.
4. Umas ajuda para quem tem unhas grandes é usar o capotraste, pois como as unhas estão grandes você precisará fazer muito mais força na hora de “empurrar as cordas”, e o capotraste vai amenizar essas força que precisa exercer, fazendo o som sair mais limpo. O ruim é que você pode ficar dependente de capotraste para tocar.
5. Quanto menos dedo você colocar na execução das notas melhor, pois como você vai estar com as unhas grandes, os dedos podem embolar fazendo, talvez , você errar a nota, e o som pode sair abafado.
Essas dicas podem ser bem úteis, mas vai depender do que você está tentando buscar no violão, pois cada estilo tem suas técnicas, modos e jeitos certos de tocar, se você conseguir adaptar uma maneira confortável pra você, ótimo.
A IMPORTÂNCIA DAS UNHAS PARA TOCAR VIOLÃO
Para as formações dos acordes, execuções das notas, solos e música de diversos estilos a postura é fundamental nessas horas, ou seja, para você executar com precisão seu som independente do que você escolheu tocar vai precisar desses fundamentos.
Dentre varias técnicas do violão, vamos aprender a importância das unhas para tocar o instrumento.
Assim como o violoncelista, violista ou contrabaixista têm seu arco, o violonista tem a unha, que quando bem utilizada pode abrir um leque de possibilidades de timbre do instrumento.
Vários violonistas gostam de usar as unhas, pois, conseguem alcançar maior precisão ou variação de timbres com suas técnicas. Muitos tomam até muito cuidado com suas unhas da mão direita (no caso de quem é destro), parecendo até exagero, mas é um item que pode diferenciar bastante a formação do som do violão.
Com a combinação da polpa do dedo e com a unha que sairá um belo resultado sonoro, e quanto mais unha, mais brilhante e preciso sairá o som e quanto mais carne do dedo, mais arredondado, suave e fechado será a sonoridade.
Para acrescentar essas técnicas, as unhas não podem estar nem muito curtas e nem muito longas, entenda:
Unhas muito Curta: Necessidade de virar o pulso para atacar as cordas, impossibilidade de produzir um som definido com pouca precisão.