Se você se interessa por violão e gostaria de aprender a tocar, provavelmente já deve ter reparado que existem vários tipos de violão, e entre eles temos o violão elétrico. E se você está pensando em comprar um violão elétrico ou ter um desse algum dia, então não deixe de conferir algumas dicas para entender melhor e saber tudo o que precisa sobre violão elétrico. Não perca!
Nesse post iremos mostrar 6 dicas a respeito do violão elétrico que irão te ajudar na hora de tocá-lo e que talvez você ainda não saiba, como por exemplo, as vantagens e desvantagens de ter um violão elétrico, quais os equipamentos que se deve ter e se um iniciante pode usar um violão elétrico, entre outras coisas a respeito. Tenho certeza de que irá gostar de saber, então, vamos lá!
ENTENDA TUDO SOBRE VIOLÃO ELÉTRICO COM 6 DICAS
1 – O que é um Violão Elétrico
Trata-se de um violão com captadores (microfones) internos que captam o som dentro da boca do violão e deixam este som amplificado através de caixas amplificadas, cubos e outros equipamentos próprios para este uso ou até adaptados.
Dessa forma, violão elétrico é qualquer violão que pode ser ligado em um amplificador ou captador de alguma forma, que pode ser tanto um captador que fica debaixo das cordas como se fosse um captador de guitarra ou um captador que fica debaixo do rastilho.
Existem dois tipos de captadores de vibração para violão elétrico: um que capta a vibração das cordas e amplifica e outro que capta a vibração da madeira do violão e amplifica.
2- Um Iniciante Pode Ter um Violão Elétrico?
O fato do iniciante ter um violão elétrico não interfere em nada, mas é muito provável que, caso você ainda não tenha aprendido suas primeiras batidas e ritmos no violão, ninguém vai querer ouvi você tocar violão com o som amplificado, não é mesmo?
Entretanto, é interessante o iniciante ter esse equipamento para entender como ele funciona e depois que já estiver bem treinado, pode surgir alguma oportunidade de se apresentar.
Não é obrigatório o iniciante ter esse equipamento, até mesmo porque ele é mais caro do que o violão comum que conhecemos, mas caso você tenha condições e oportunidade de ter um, vale muito a pena.
3- Equipamentos Necessários
Com esse tipo de violão não são necessários vários equipamentos para complementá-lo, é preciso apenas de um cabo em bom estado e uma caixa amplificadora para ligá-lo.
Apenas com esses poucos equipamentos já é suficiente para você animar uma festa ou até mesmo tocar na igreja fazendo um “show solo” bem tranquilo ou um violão de fundo.
4- Importância de Ter um Violão Elétrico
Caso você ainda não tenha nenhum violão e deseja comprar um, ou que já tenha algum e deseja comprar um melhor, a dica que damos é comprar um violão com captadores, pois a tendência é que você progrida musicalmente e com isso, como foi dito no na dica 3, pode surgir oportunidades de você se apresentar em algum lugar.
E para se apresentar o ideal é ter um instrumento que atende todas as necessidades de ter um som amplificado para que você possa mostrar seu talento e alegrar as pessoas ao seu redor.
5- Vantagens e Desvantagens
A vantagem que você tem quando usa um violão elétrico é que: caso surja alguma possibilidade de você fazer alguma apresentação para o público, basta ligar na caixa que você estará pronto, e se precisar afinar o violão em algum lugar que tem muito barulho você pode usar o afinador a bateria. Além disso, você pode controlar a altura do som do seu violão caso queira deixar no meio termo “nem alto e nem baixo”.
O ponto negativo é mais relacionado com os valores que se encontra nesses violões devido as suas ótimas qualidades, então nem todo mundo tem condições de possuir um logo de “cara”.