A criançada aguarda com ansiedade o Dias das Crianças, pois é uma época para se divertir com atividades e brincadeiras diferentes na escola, ganharem presentes e aproveitar o dia ao máximo. E o Dias das Crianças está chegando! Que tal entreter a garotada com algumas cantigas e conhecer mais sobre esse dia? Não Perca!
Ser criança é bom demais! É ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida. E o Dia das Crianças celebra muito mais que brincadeiras e presentes, mas também chama a atenção para a importância de valorizar essa fase da vida, dar apoio, educação e boa formação as crianças.
Mas nem sempre se teve essa consciência, somente após a Revolução Francesa o conceito de infância passou a entrar nas discussões politicas e os cuidados com a criança passaram a ser função não apenas de seu núcleo familiar, mas também do Estado. Porém, o assunto toma proporções maiores e mais significativas após a Primeira Guerra Mundial, que deixou milhares de crianças órfãs e abandonadas. A partir daí países começaram a realizar congressos dedicados a crianças.
Mas você sabe como e quando surgiu o Dia das Crianças? Continue lendo para saber mais…
DIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL
Antes mesmo de ter o dia 20 de novembro ser convencionado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para celebrar o dia das crianças, oficializando a Declaração dos Direitos da Criança, o Brasil já tinha estipulado uma data oficial, mas por muito tempo o Dia das Crianças ficou no esquecimento.
A ideia surgiu em 1923 após o Brasil sediar o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, no Rio de Janeiro. O então deputado federal Galdinho do Valle Filho, valendo-se da atmosfera reflexiva que o congresso deixara na capital, elaborou, no ano seguinte (1924), um projeto de lei para existir uma data nacional dedicada às crianças. O projeto foi aprovado e o dia 12 de outubro foi oficializado, porém demorou quase 30 anos para cair no “gosto popular brasileiro” e se tornar uma data comemorativa.
Isso somente aconteceu em 1955 e por questões comerciais, quando a fábrica de brinquedos Estrela criou a campanha “Semana do Bebê Robusto”, que utilizou a data como uma estratégia para aumentar as vendas antes do Natal e a ideia funcionou!
Dez anos depois, em 1965, a empresa Johnson & Johnson usa da mesma estratégia da marca Estrela e lança a campanha “Bebê Johnson 65”, que se tornou um dos mais conhecidos em todo o país. A partir de então, outros varejistas passaram a aderir à ideia e o Dia da Criança é disseminado em todo o território do país.
DIA DAS CRIANÇAS NO MUNDO
A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1954 , tinha como objetivo encorajar os países a estabelecerem uma data para promover ações que garantiriam direitos e o bem-estar da criança.
A partir de 1959, ficou estabelecido que cada país deveria ter sua própria data para comemorar o dia das crianças. Dessa forma, cada país estipula uma data para celebrar o Dia das Crianças de acordo com a cultura e tradições locais. Veja abaixo em qual data é comemorado o Dia das Crianças em outros países do mundo:
-
Portugal: 1º de junho
-
Índia: 14 de novembro – Feriado em algumas escolas e celebração regional.
-
Estados Unidos: 1º domingo de junho- Cerimônias e atividades para as crianças. A criança é a esperança da Nação.
-
Austrália: Última semana de Outubro – Celebração Regional. Atividades são desenvolvidas para beneficiar crianças. A cada ano um novo tema é escolhido.
-
México: 30 de abril
-
Japão: 5 de maio – Feriado e Celebração Nacional. Respeitar a criança e promover a alegria e a saúde.
-
China: 1º de junho – Feriado em algumas escolas e celebração regional.
-
Tailândia: 2º sábado de janeiro
-
Turquia: 23 de abril – Feriado e Celebração Nacional. A criança é a esperança da Nação.
-
Canadá: 20 de Novembro – Celebração Nacional. Respeitar a criança.
-
Itália: 18 de Junho – Celebração em família.
-
África do Sul: 16 de Junho – Atividades Culturais e esportivas. Direitos das Crianças.
O Dia Internacional da criança é comemorado no dia 20 de novembro, pois marca o dia em que aprovada à declaração dos direitos da criança, em 1959, e a Convenção sobre os direitos da criança em 1989.
Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página do Facebook!