NOME DAS CORDAS DO VIOLÃO

Muitos iniciantes ficam na dúvida e às vezes acabam se atrapalhando um pouco quando colocam cordas novas ou vão afinar o violão, pois não sabem qual o nome e a ordem de cada corda. Por isso, hoje vamos falar sobre o nome das cordas do violão para você conhecer um pouco mais sobre esse fascinante instrumento e para que possa facilitar a sua pratica no violão. Confira!

Atualmente, as cordas de violão são comumente de aço, nylon, bronze, níquel, entre outros, podendo ser revestidas ou não com outro material. O nome das cordas está ligado à afinação do violão. Existem várias afinações para o violão, e quando se utiliza uma afinação padrão, esta fica conhecida por nome das cordas. A afinação mais comum e usada no mundo todo é definida como Afinação em “Mi”.  Veja!

 

 

NOME DAS CORDAS DO VIOLÃO

 

O violão mais comumente utilizado, possui 6 cordas que são contadas de baixo para cima, ou seja, pela corda mais fina (mais aguda) e  sequencialmente até a corda mais grossa (mais grave).  No  violão, ao montarmos um acorde pressionamos uma ou mais cordas ao mesmo tempo, ou seja, tocamos simultaneamente duas ou mais notas. Contudo, as cordas soltas do violão,  sem apertar as cordas para formar um acorde, possuem a seguinte nomenclatura:

Nome das cordas do violão

6º Corda Mi Grave (E) Possui o som mais grave (mais grave).

5º Corda Lá (A)

4º Corda Ré (D)

3º Corda Sol (G)

Corda Si (B)

1º Corda Mi Aguda(E) Possui o som mais agudo (mais fino).

 

As 3 primeiras cordas do violão são denominadas como primas, e as 3 últimas cordas são denominadas como bordões.

 

Muitos iniciantes ficam na dúvida e às vezes acabam se atrapalhando um pouco quando colocam cordas novas ou vão afinar o violão, pois não sabem qual o nome e a ordem de cada corda. Por isso, hoje vamos falar sobre o nome das cordas do violão para você conhecer um pouco mais sobre esse fascinante instrumento e para que possa facilitar a sua pratica no violão. Confira!

 

Quando o violão possui uma afinação padrão utilizado pela grande maioria dos músicos, esta afinação fica conhecida por “nome das cordas”. Como é o caso da afinação Mi.  Porém, se afinar o violão com outras notas em cada corda, isto fará com que os “nomes” das cordas mudem.

Por exemplo, a afinação em meio tom para baixo (Mi Bemol), segue a sequência: 1º Corda Mib, 2º Corda Sib, 3º Corda Solb, 4º Corda Réb, 5º Corda Láb e 6º Corda Mib. Portanto, esta afinação muda o nome de todas as cordas do violão.

 

ENTENDER O NOME DAS CORDAS É O PRIMEIRO PASSO PARA AFINAR O VIOLÃO

 

Afinar o violão nada mais é do que colocar cada corda em sua nota correta de acordo com seu suposto nome, e você pode fazer isso por um afinador digital ou mesmo acostumando com o som de cada corda afinada, e com essa referência tentando afinar de ouvido cada corda do violão. Pode ser um pouco difícil no começo, mas não é nada impossível com dedicação e treinamento.

Uma boa maneira de treinar e aprender o som e o nome das cordas é dedilhar uma por uma, começando da mais grave para a mais aguda, ou vice-versa, ouvindo bem o som de cada corda e cantando a nota. Assim ao tocar a nota SI, por exemplo, cante a nota Si, quando tocar a nota Sol cante a nota Sol. Com isso, além de ajudar com nome das cordas, irá também reconhecer a nota através de sua voz, o que ajudará muito futuramente quando for tirar músicas de ouvido, pois é fundamental ter um ouvido bem treinado para reconhecer muito bem cada nota separadamente.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

7 comentários em “NOME DAS CORDAS DO VIOLÃO”

  1. Valeu! Esclarecedor as suas dicas e importante conciliar o nome das notas ao afinar o instrumento (mesmo com afinador digital, assim fica bem mais simples e mecanico. Parabéns pelas dicas!
    Carllos Oliveira

  2. Muito boa esta aula sobre exercício e alongamento, porém eu tenho pego aulas esporádicas e não tô seguindo um cronograma passo a passo.
    Gostaria de saber qual o valor do curso completo seu no cronograma passo a passo, se nele além das apostilas digitais, se vem também muito material em vídeo aulas?
    E qual a perspetiva de tempo pra já começar a tocar, eu dedicando 2h por dia de estudo com seus métodos?

    1. Olá Reginaldo!
      Você pode baixar os materiais informativos do curso em estudiodarezzo.com/membrosvip (leia a página com atenção).As aulas e apostilas são disponibilizadas em um site de membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *