Tocar violão com uma boa postura pode te trazer grandes benefícios, além de fazer com que você evite dores no corpo no decorrer do tempo. Então, para que você fique por dentro desses benefícios, confira agora o nosso post de hoje. Não Perca!
É muito importante tomar cuidado com sua postura quando estiver tocando violão, pois, às vezes, acabamos não percebendo o jeito que estamos quando tocamos e, quando menos esperamos, acabamos ficando com dores no corpo sem saber o porquê.
Devemos preservar bem a nossa postura no violão para não sofrermos as consequências com o passar do tempo e/ou acabar lesionando alguma parte do corpo. Então, para que você saiba quais os benefícios terá quando estiver tocando violão com uma boa postura, continue lendo esse artigo.
OS 5 BENEFÍCIOS DE TOCAR VIOLÃO COM UMA BOA POSTURA
Quando se toca violão com uma boa postura, você evita tensões desnecessárias, desconforto, incômodos e cansaço, tornando o aprendizado do violão mais fácil e descomplicado, além de te ajudar a ter mais facilidade de manusear o instrumento.
Portanto, confira logo abaixo os 5 benefícios que uma boa postura no violão te trará.
1º: Uma Boa Técnica
Quando você mantém uma boa postura quando esta tocando, consegue ter com a mão direita (no caso mão esquerda dos canhotos), uma maior facilidade para executar técnicas com palhetada, entre outras técnicas. Isso resultará diretamente em uma técnica mais precisa e com melhor controle.
Tente lembrar sempre que, quanto menor o movimento que você precisar fazer, maior velocidade terá. Portanto, para que consiga executar os movimentos mais curtos, ajeite sua postura para que assim você tenha mais agilidade e mais facilidade para fazer os movimentos com as mãos.
Ter uma boa postura no violão não beneficiará apenas uma boa agilidade na mão direita, mas também ajudará na mão esquerda, a mão que faz os acordes e as notas, pois com uma boa postura você terá mais força para fazer os acordes, pestanas, dentre outras coisas. Isso sem contar que fará um esforço bem menor na hora que estiver tocando.
2º: Preparo Físico para Tocar
Quando se tem uma boa postura, você faz com que seu corpo evite desgastes desnecessários, fazendo menos esforço na hora de tocar e preservando também a sua coluna.
Com isso, você poderá tocar por um período de tempo maior sem se sentir ofegante e também conseguir executar movimentos com mais facilidade, além de fazer uma apresentação em algum show com muito mais empolgação e presença de palco.
Lembre-se, para que você possa manter um bom preparo físico para tocar violão, faça sempre os alongamentos e aquecimentos antes de tocar e logo depois que terminar seu treinamento, pois assim você evita qualquer tipo de lesão por muito esforço ou muitas repetições.
3º: Dedos Pequenos com Maior Alcance
Se você tem os dedos pequenos e um pouco de dificuldade na hora de fazer alguns exercícios ou acordes no violão, a dica é abaixar o polegar na parte de traz do braço do violão e manter uma boa postura dos dedos na frente. Isso fará com que você tenha maior alcance das casas e cordas do violão, fazendo com que consiga executar bem os acordes.
Fazer exercícios de alongamentos para a abertura dos dedos também podem te ajudar a ter um melhor alcance.
4º: Tocar as Cordas Corretamente
Muitas pessoas na hora de apertar as cordas, acabam apertando ou esbarrando em outra que não precisa sem querer. Essa dificuldade de não conseguir tocar apenas uma corda na hora da execução dos primeiros acordes é normal, e pode ser resolvida com uma boa postura na hora de tocar violão.
Para que você possa corrigir esse erro, o ideal é colocar os dedos bem erguidos, pois fazendo isso você conseguirá que apenas as pontas dos dedos encostem na corda que precisa, sem esbarra em outra corda indesejada.