Quem é esse tal de Daniel Darezzo?
Quem é esse tal de Daniel Darezzo? Provavelmente você veio até essa página com essa dúvida! Bom, eu não sou nenhuma celebridade, não tenho nenhum dom ou habilidade extraordinária, porém, uma coisa eu sei fazer: eu sei ensinar a tocar violão muito, muito bem! Continue lendo para conhecer um pouco da minha história e do meu trabalho, tenho certeza de que você gostará muito de me conhecer!
Daniel Darezzo, o professor que aprendeu violão estudando guitarra!
Pois é, eu aprendi violão estudando guitarra! Tudo isso começou há cerca de 20 anos, quando resolvi estudar guitarra em um projeto da Prefeitura perto da minha casa, chamado Arena da Cultura. Estudei guitarra durante uns 4 anos, achando que me tornaria o “mestre da guitarra”, mas no decorrer do curso fui percebendo que as coisas não eram bem assim…
Não vou dizer que não aprendi, de fato aprendi guitarra estudando no projeto, porém, aprendi a guitarra básica. Eu conseguia tocar, conseguia fazer ritmos, conseguia tirar músicas de ouvido, mas não conseguia fazer coisas “avançadas” como entender uma harmonia de uma canção, tocar estilos diferentes ou mesmo participar de uma roda com vários músicos improvisando. Isso foi aos poucos me frustrando, aos poucos eu fui vendo que mesmo sendo um dos melhores estudantes do projeto, mesmo tendo dedicado tanto tempo e mesmo sem falhar nenhum dia, eu ainda não tinha passado de um nível básico da guitarra.
Frustrado com meu pouco avanço, eu comecei então a refletir sobre os métodos que tinha usado para aprender guitarra, pois não era possível eu ter passado tanto tempo estudando e não ter saído do nível básico. Foi então que pesquisando sobre métodos de aprendizagem musicais, que comecei a descobrir que 99% dos métodos que eu estava usando para aprender guitarra eram extremamente ineficazes! Eu comecei então, aos poucos, a mudar minha abordagem, a mudar minha maneira de estudar, deixando de lado métodos não eficientes e Every Time I Thought the Purdue Pharma OxyContin Story Was Over, I Was Wrong (Published 2018) trenbolone steroid for sale home – list of steroid shots, list of anabolic steroids and their effects – achievement fest começando a focar nos métodos que realmente davam resultados.
Nessa mesma época eu também estava começando a aprender violão e precisei tomar uma decisão: ou focava meus estudos na guitarra ou no violão, pois queria que minha futura profissão estivesse relacionada com um desses instrumentos. E embora eu gostasse muito da guitarra, eu vi que passava mais tempo lendo conteúdos de violão, pois encontrava muito mais material do meu interesse em violão do que na guitarra. Por isso então eu escolhi me dedicar ao violão, só que, como dito, usando métodos de estudo bem diferentes dos de guitarra…
Portanto, quando resolvi focar meus estudos no violão, eu sabia que não poderia cometer todos os erros que tinha cometido na guitarra. De fato, eu nunca estudei violão do modo que estudava guitarra. Eu nunca usei um livro didático, nunca fiz exercícios complexos, nunca estudei partitura de modo convencional, não fiquei fixado em tocar com agilidade, nem em saber todos os acordes, nada disso. Meu estudo do violão consistia basicamente em aprender muito bem a base do violão, ler dicas, conversar com quem já tocava, e escutar horas e horas de músicas no violão, principalmente solos e shows acústicos. Com isso eu fui criando uma base muito forte de violão, focada na compreensão auditiva e nos movimentos. E isso aos poucos se refletia na minha forma de tocar e na minha forma de movimentar o braço e a mão no violão.
Aos poucos eu fui ultrapassando muitas pessoas que já estudavam partituras há muito mais tempo do que eu, aos poucos meu conhecimento no violão ficava cada vez mais natural, era cada vez mais um reflexo de muitas e muitas horas de estudo e escuta! O resultado final dessa jornada foi que depois de alguns anos, eu alcancei um nível avançado no violão sem jamais ter estudado partitura clássica, sem jamais ter praticado minha leitura à primeira vista ou minha interpretação clássica de uma canção, eu aprendi violão praticamente do mesmo modo que uma criança aprende a correr, movimentando de forma correta e observando os movimentos dos outros.
De office boy a professor: como surgiu meu método de ensino e meu curso de violão online!
Depois de decidir que queria trabalhar com música, me licenciei pela Ordem dos Músicos do Brasil como Violonista e Guitarrista – Erudito e Popular e comecei a dar aulas em escolas tradicionais de violão. E todo aluno que chegava com alguma dúvida, eu anotava, pesquisava algumas metodologias e respondia ao aluno. Então, passeia a anotar todas as dúvidas dos meus alunos em um caderno. Era um caderno especialmente separado para essa finalidade, no qual também anotava o método que tinha aplicado e que havia solucionado a dúvida daquele aluno.
Passado um ano dando aulas, eu percebi que os métodos das escolas eram totalmente ultrapassados e também que o salário dos professores era muito, muito baixo. Eu então tive que mudar de área, e passei 4 anos trabalhando em uma empresa de contabilidade. Trabalhei como office boy, depois no departamento pessoal, depois como despachante contábil e durante muito tempo achei que faria isso para o resto da vida. Porém os anos foram passando e cada vez mais eu acordava e simplesmente não queria trabalhar… e eu não queria trabalhar porque esse não era o meu destino, eu não nasci para ser auxiliar contábil, eu nasci para ensinar!
Foi então que nomeio disso tudo, resolvi voltar a ensinar música, paralelamente com meu trabalho contábil. E continuava a anotar as dúvidas dos meus alunos. Até que em 2015, conversando com um amigo “das antigas”, que é fonoaudiólogo, eu resolvi trabalhar somente com o que amo fazer e me dedicar 100% em ensinar música. Porém, dessa vez não dando aulas em escolas de música, mas sim usando meus métodos desenvolvidos a partir das dúvidas de meus alunos, em conjunto com minhas técnicas de estudo e aprendizado. Foi então que surgiu o Instituto Musical Darezzo, além do meu canal do Youtube e o meu curso de violão online.
Tudo isso foi responsável por uma mudança gigantesca em minha vida. Eu finalmente tinha encontrado minha vocação, aquilo que eu sei fazer melhor e que me permite ajudar o máximo possível de pessoas! Hoje eu genuinamente acredito que nasci para ser professor, que nasci para ajudar pessoas a aprenderem a tocar! E para me aperfeiçoar, resolvi me graduar em Licenciatura em Música e Educação Escolar pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais.
Demorei 15 anos para descobrir minha vocação, porém não vejo esses 15 anos como perdidos, mas sim como um grande aprendizado, uma preparação pela qual tive que passar até ficar “pronto” para realmente ensinar aquilo que aprendi! Hoje, graças ao meu blog, aos meus vídeos no YouTube e ao meu curso online, milhares de pessoas já aprenderam e continuam aprendendo violão. E por isso eu sinto uma imensa gratidão, eu agradeço a Deus todos os dias por ter me colocado nesse caminho, por ter me dado essa capacidade de ensinar algo tão incrível e belo, que é a música!
Bom, mas agora que você já conhece um pouco da minha história, vamos falar um pouco sobre o que você encontrará aqui neste blog!