Sempre que temos interesse em aprender algo, assim como tocar algum instrumento musical, nos vem à dúvida: Será que eu consigo? Quanto vou gastar pra poder aprender? É difícil? Dentre outras dúvidas que nos incomoda no início. Nesse artigo vamos falar um pouco a respeito do violão para te ajudar na hora de escolher e comprar o seu violão. Então confira. Não Perca!
PRIMEIRO PASSO
Ter certeza de que realmente está disposto a aprender o instrumento que escolher, pois qualquer que seja o instrumento requer muitas praticas e treinamentos constantes. Nesse caso vou falar um pouco do procedimento para você começar a tocar violão.
QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A GASTAR COM O INSTRUMENTO?
Para quem esta começando, um violão para iniciante custa em torno de R$ 150,00 a R$1.000,00 reais, porém se não tem condições de gastar esse valor, existem outras com valores mais acessíveis, até mesmo algum instrumento usado em boas condições você consegue achar para comprar e isso muitas vezes pode ficar mais barato do que imagina.
OBSERVAÇÕES NA COMPRA
1º. Quando for comprar seu violão, procure alguém que possa te aconselhar se realmente vale à pena comprar aquele instrumento no valor que está sendo fornecido e nas condições que se encontra, sendo novo ou usado.
2º. Preste muita atenção no braço do violão. Veja se o braço está reto, utilizando o padrão de mira da direção do “corpo para a mão”. Você deve perceber se o braço está reto e neste caso são aceitáveis variações mínimas. Observe bem para ver se o braço não esta envergado para frente ou para trás, caso contrário o braço pode estar com problemas.
Observe também as cordas para ver se a distância de uma para outra está paralela como um violão de referência (Violão que você já viu antes).
3º. É bom você também observar o tamanho do violão, porque existem variações do tamanho do braço, ou seja, procure uma que você vai ficar confortável com as mãos, facilitando seu toque e treinamento. A marca nem sempre é um fator primordial.
4º. O tipo de madeira que o violão possui diz muito sobre a sua sonoridade, muitas são fabricadas com corpo em aglomerados ou compensados para redução de custo no valor do violão, as melhores madeiras são geralmente: Mogno, Jacarandá da Bahia, Jacarandá Indiano, Maple, Sitka Spruce (Espruce), Engleman Spruce, Cedro Vermelho, Macassar Ebony, Acácia Negra, Padauk, Pau-Ferro e Lancewood.
Então antes de comprar leia bem à descrição do produto e as especificações da madeira que compõe o violão.
5º. Olhar bem se a posição das cordas até o braço do violão não estão muito altas, pois podem te causar desconforto na hora de tocar, fazendo você se esforçar demais.
6º. Passe o dedo polegar e indicador em toda a extensão das laterais da escala, sentindo bem para ver se não possui algumas rebarbas nos trastes do violão. Isso pode lhe machucar.
7º. Observe bem o tampo, verifique se existe uniformidade na sua extensão, pois o tampo é confeccionado geralmente com duas peças. A dica para saber se o tampo é maciço geralmente é verificar na lateral da boca do instrumento se há continuação dos veios da madeira do tampo, caso seja observado 3 camadas, o tampo é laminado (compensado).
Verifique se o tampo está nivelado, colocando a mão na parte interna da caixa abaixo do mosaico do violão e verifique se possui reforço, caso contrário com o tempo o tampo do seu violão pode empenar abaixo da tala da escala.
8º. Verifique se todas as tarraxas e parafusos estão bem fixados, e se estão todos em seus devidos lugares sem exceções, observe muito bem todas as partes, principalmente nos modelos eletroacústico, pré-amp/equalizador e Jack.
9º. Não se deixe iludir pela beleza do instrumento, você vai encontrar violões de várias cores e modelos legais, mas muitas vezes não é o que você estava procurando, talvez o som, talvez a cor, etc… então mantenha o foco naquela que vai te atender no tipo de música que você vai tocar.
MODELOS
Alguns dos modelos mais conhecidos de violão são:
Violão Clássico
É o modelo mais vendido no mundo. São utilizados cordas de nylon e é um violão de baixo custo, mais leve e macio, sendo muito indicado para iniciantes. As suas cordas por serem de nylon machucam menos os dedos e é muito utilizado em música clássica, MPB, samba, bossa nova, flamenco, entre outros estilos.
Violão Folk
Possui um corpo maior que os modelos clássicos, é levemente “acinturado” e normalmente é elétrico com cordas de aço. A extremidade do seu corpo é achatada e por possuir uma caixa maior, o som é mais encorpado, ideal para sons mais graves. O braço desse modelo é um pouco mais fino o que pode facilitar a realização de algumas posições, entretanto como as cordas são de aço pode-se dificultar um pouco o desenvolvimento da mão esquerda. Por ser um violão muito versátil e com um som mais metalizado, é muito utilizado em músicas de pop/rock, sertaneja, entre outros estilos.
Violão Jumbo
Este modelo é muito parecido com o modelo clássico, porém possui um corpo um pouco maior e mais largo, com uma base bem arredondada. Possui um som mais grave, equilibrado, com uma grande riqueza de timbres, proporcionando solos com um som mais envolvente, entretanto nas bases seu timbre é menos encorpado. O jumbo não é usado em um estilo musical específico, pois faz parte de qualquer apresentação em que seja necessária a sonoridade mais acústica, mas é muito utilizado em músicas como blues, pop, rock, baladas românticas, entre outros estilos.
Violão Flat e Semi-Flat
O modelo flat é mais fino e normalmente utiliza-se cordas de nylon possibilitando um timbre mais suave e dependendo da equalização também é possível ter um timbre mais estridente, com muito brilho, médios fortes ou até mesmo graves profundos. É mais comumente usado em músicas de MPB e por músicos eruditos e profissionais. Já o modelo semi-flat diferencia-se apenas por ter a lateral um pouco maior que o modelo flat.
ALGUMAS MARCAS MAIS USADAS DE VIOLÃO
A fabricação de seus violões possuem uma boa seleção de madeira e artesanato, e conhecimento tecnológico sobre madeiras. Possuem acabamento, timbre e conforto característicos, sendo reconhecidos mundialmente pela sua qualidade.
A marca é conhecida por ser uma das melhores marcas de violão para iniciantes, principalmente a série V que é bastante popular. Seus violões possuem uma boa seleção de madeiras, utilizando o Mogno para o braço, laterais e fundo e Jacarandá na ponte e escala do violão.
Por mais de meio século, a Takamine dedica-se a arte de fabricar violões, comprometida com o avanço e inovação dos mesmos. É reconhecida como uma das principais fabricantes de violão no cenário internacional e possui uma linha de instrumentos de excelente qualidade e preços razoáveis.
Martin é uma marca de respeito, sendo conhecidos pelo alto padrão de qualidade de seus violões e tida para muitos críticos e músicos como a melhor marca de violão em geral. Os violões Martin são conhecidos principalmente por terem um corpo mais alargado e pelos violões estilo Dreadnought Cutaway.
Seus violões são famosos por misturar um uso inovador da tecnologia moderna com a atenção de um mestre artesão, sendo considerado o melhor som e de mais fácil desempenhar no mundo. Os violões Taylor são, provavelmente, os mais caros na média.
Seus violões possuem tampo sólido permitindo um som mais rico, alcance mais dinâmico e seu som fica melhor à medida que o tempo passa. O braço dos violões são de mogno de Hunduras ou de Silverleaf maple que produz uma sensação mais suave que o mogno.
Seus violões utilizam madeiras como o Jacarandá, que é usado na escala do violão junto com uma boa equipe técnica por trás da fabricação, proporcionando uma sensação agradável e confortável ao tocar.
Possuem um tampo maciço, com alguns modelos possuem tampo laminado, e com um conjunto de equipamentos de boa qualidade. São ótimos para quem procura custo-benefício, com preços que não são tão caros por um produto de boa qualidade.
Feitos com primazia e seguindo os padrões de qualidade centenários, seus violões são conhecidos pela sua resistência, que duram para a vida toda. Os modelos fabricados nos anos 60 e 70 são os mais bem cotados, porém seus preços são muito caros.
TIPO DE CORDA
Cordas de Aço: As cordas podem ser de aço envelhecido ou comum inox. São mais utilizadas em ritmos de rock, blues e sertanejo. Por serem mais duras e rígidas tendem a machucar mais os dedos inicialmente, porém com o tempo os dedos vão calejar e as dores somem.
Cordas de Nylon: Apresenta em suas cordas uma aparência de que a corda é de plástico; podem ser de nylon na cor branca (transparente) ou preta. São mais utilizadas em ritmos como samba, MPB e música erudita. Por serem mais flexíveis machucam menos os dedos, permitindo maior facilidade para apertá-las e fazer dedilhados, entretanto o volume de som e menor do que o violão com cordas de aço.
Boa sorte na compra do seu violão para práticas e aprendizados futuros, com certeza essas dicas vão lhe ajudar, só de ler até aqui você já está dando um grande passo para iniciar seus estudos musicais da melhor maneira.
Gostou dessas dicas? Eu espero que sim!
Se foi útil pra você, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário, pois é muito importante. Curta nossa página do Facebook e pesquise mais assuntos no nosso blog. Muito obrigado!