CURSO DE VIOLÃO – A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR SOBRE O VIOLÃO

Todos que gostam de música já sonharam um dia ser um grande violonista, um grande guitarrista, um grande cantor, enfim, todos já sonharam em ser um grande músico. Sabemos que é preciso dedicação e comprometimento para aprender a tocar um instrumento, aprender a teoria musical e praticá-la. Mas, você sabe a história e influência do seu instrumento na música? Sabe a história do violão?

A Importância de Estudar o Violão e a sua História

Parece trivial, não é? Mas, muitos esquecem que é importante aprender isso também. Para ser um músico completo é preciso saber além de teoria musical e tocar com perfeição, também é fundamental estudar o instrumento em si e toda a sua história.

APRENDER A TOCAR VIOLÃO

Você sabe responder o que é um violão? Como ele surgiu? Porque o violão tem esse nome? Como o violão se difundiu no Brasil? Se não sabe responder a essas perguntas é hora de deixar a curiosidade aflorar e estudar sobre o seu instrumento.

 

A FAMÍLIA DO VIOLÃO

Aprender a tocar um instrumento vai muito além de simplesmente desenvolver técnicas. Cada instrumento carrega consigo tradições e a história da sua evolução, e através da música expõe a história de outros, refletindo o ambiente e cultura de um povo. Portanto, é de interesse de um bom músico saber sobre a origem do instrumento que está aprendendo, qual a história que ele tem para contar.

O violão, no Brasil, por volta do final do século XIX era tido como símbolo de uma classe social menos favorecida, mais humilde, formada basicamente por negros e por vários imigrantes vindos principalmente da Itália à procura de trabalho nas plantações de café. Porém, estar associado a gêneros populares trouxe benefícios para o instrumento, porque com uma maior projeção desta música, veiculada pelos meios de comunicação, começou a despontar no cenário nacional. O violão saiu da “marginalidade” e foi aceita pela elite brasileira da época, tornando-se um elemento unificador entre as diferentes classes sociais, transformando-os assim, do ponto de vista musical, em uma única classe: a do ouvinte consumidor. Dessa forma, percebe-se a importância do violão no cenário social, sendo de suma importância conhecer sua evolução durante os séculos.

Portanto, estudar o violão em si, juntamente com os nomes e funções das partes de um violão e como eles trabalham junto para criar sons, como o som é produzido pelo violão e como a tensão afeta as cordas, fazem parte do seu aprendizado e que será essencial para tudo o que você for estudar e tocar posteriormente.

APRENDENDO A TOCAR VIOLÃO

 

Então, seja curioso e não deixe de aprender!

Veja também “COMO TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO”.

Deixe seu comentários, dicas e dúvidas! Compartilhe com os amigos e inscreva-se no nosso canal!

danieldarezzo

4 Comments

  1. parabéns pela iniciativa de ensinar gratuitamente na net… deus abençoe sua vida….

  2. Olá amigo! Amém! Nós que agradecemos pelo seu comentário, continue conectado ao nosso Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *