DICAS PARA COMPRAR UM VIOLÃO USADO

Devido às facilidades e oportunidades que aparecem no dia a dia, além do preço mais em conta, muitos iniciantes optam por comprar um violão usado. Mas, como saber se vale a pena? Se é seguro comprar um violão usado? Por isso, separamos algumas dicas para que na hora de comprar um violão usado você evite arrependimentos futuros.

Comprar um violão usado pode valer a pena para quem esteja iniciando no aprendizado do violão. Além do preço ser muitas vezes mais acessível, com o uso o violão fica mais leve, pode vibrar com maior potência, mas ele precisa estar bem conservado. É claro que ao comprar um violão usado pode ser que ele tenha algumas marcas ou arranhões, mas se o dono foi cuidadoso pode ser que nem isso encontre. Então, para comprar um violão usado e não fazer uma compra equivocada, veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher!

 

 

Dicas para Comprar um Violão Usado

acordes maiores

1°: Se for comprar pela internet verifique o site: veja se é seguro, o índice de reclamações e soluções de problemas. Compre somente em sites seguros e de preferencia naqueles em que você terá uma garantia no caso do violão chegar com algum problema.

2º: Ao comprar pela internet veja também as fotos do violão, se possível peça para te mandar novas fotos, verifique a descrição do violão, pergunte sobre suas características físicas e estado de conservação. Evite comprar de pessoas e sites desconhecidos e sem garantia, desta forma você minimizará os riscos.

3º: Avalie o custo X benefício. Pesquise a marca e modelo do violão que pretende comprar em várias lojas físicas e virtuais, compare as características físicas momentâneas do violão e o preço de tabela para saber se vale a pena ou não pagar o determinado valor naquele violão usado.

4°: Confira o estado da madeira e do braço, pois estes não podem estar tortos, empenados, descolados, furados ou coisa do tipo, verifique que não há nenhum arqueamento no corpo do violão sobre a ponte (onde as cordas encontram o corpo). Esses defeitos vão prejudicar a afinação do seu instrumento e pode ser que com o tempo o violão não esteja mais em capacidade de uso.

 

como consertar o violão

5°: Verifique o estado das peças do violão como tarraxas, cavalete e outras. Verifique se há deformações nos trastes ao olhar estreitamente o braço do fundo ao topo. Você terá de levantar o violão para fazer isso. O bom estado de todas estas contribuem para que o violão tenha um bom funcionamento quando tocado.

6º: Teste a sonoridade e afinação do violão e verifique se quando você afina uma corda solta, as notas em todas as casas do braço continuam afinadas. Caso contrário, provavelmente está empenado ou com os trastes em mal estado.

7°: No caso do violão ser eletroacústico verifique se ele funciona perfeitamente quando amplificado em uma caixa de som.

: Se você tiver um amigo ou conhecido que entenda sobre violão peça para ele verificar todos os itens citados acima junto com você, pois ele terá maior facilidade em conferir itens como afinação, trastes, tarraxas, sonoridades, entre outras.

Depois que comprar é só tocar, estudar e se divertir!!!

Veja também “7 ERROS QUE PODEM TE FAZER DESISTIR DE TOCAR VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *