DICAS PARA TOCAR VIOLÃO E CANTAR AO MESMO TEMPO

Quem está começando a tocar violão quer logo aprender uma música e sair cantando e tocando para os amigos, se apresentar em algum lugar e assim por diante. O problema é que quando vão fazer os dois juntos acabam se atrapalhando. Às vezes quem está começando a aprender a tocar até consegue tocar e cantar uma música corretamente, porém de forma separada. Ou canta ou toca e ao juntar os dois não dá muito certo. Por isso, separamos algumas dicas para você cantar e tocar sem problema algum.

COMECE CLICANDO AQUI

Normalmente, quem sabe cantar e tocar violão ao mesmo tempo, já sabia tocar suficientemente bem antes de aprender a cantar, ou vice-versa, e assim conseguir depois fazer os dois. É mais fácil aprender a tocar para depois aprender a cantar, pois a tendência do cantor será de correr para acompanhar a voz e isso atrapalhará o processo contínuo e lento que deve ser ao aprender um instrumento de primeira. Mas treinando e seguindo as dicas é possível conseguir cantar e tocar as suas músicas favoritas.

 

DICAS PARA CANTAR E TOCAR AO MESMO TEMPO

1 – Escolha as músicas certas. Muitas vezes uma música que você gosta de ouvir será interessante de tocar e cantar, principalmente no início do aprendizado. Portanto, escolha músicas fáceis e confortáveis de cantar com acordes básicos, simples. Tocar e cantar deve ser uma experiência prazerosa, então escolha músicas que se identifique.

2 – Antes mesmo de tentar tocar e cantar uma música ao mesmo tempo, certifique que está fazendo os dois de forma correta. Assim, ao fazer separadamente os dois vai saber se está ou não conseguindo acertar cada um e quando fizer os dois ao mesmo tempo será mais fácil de conseguir.

3 – A sincronia é crucial. Respeite os princípios básicos da sincronia, o ideal é treinar com um metrônomo. Escute uma determinada música com o metrônomo e depois a treine cantando e tocando até que fique em sincronia. É interessante estudar parte por parte da música, que será mais fácil e prático, e depois junte todas elas.

 4 – Treine tocar e cantar simultaneamente de forma devagar, depois vá aumentando a velocidade com o tempo até chegar ao ritmo certo. É mais fácil aprender e acertar inicialmente com a velocidade reduzida e ir aumentando conforme os progressos.

5 – Aprenda a respirar. Ao tocar violão, a sua respiração ocorre como se estivesse parado ou andando tranquilamente. Porém, cantar e tocar requer uma respiração adequada para o canto que só é alcançada com treinamento. O seu diafragma precisa se acostumar com uma postura adequada e também é preciso adequar o cérebro para essa tarefa extra.

6 – O seu maior inimigo é a impaciência. Ter paciência e fundamental para aprender e entender como tocar violão e cantar. Não é do dia para a noite que você irá conseguir tocar e cantar uma música ao mesmo tempo. E quanto maior a complexidade de uma música, maior será o tempo que leva para executá-la.

 

Tocar violão e cantar ao mesmo tempo é extremamente distrativo, até mesmo para cantores experientes pode soar um pouco diferentes quando tocam e cantam, mas não é impossível cantar e tocar ao mesmo tempo. Lembre-se sempre que o progresso só vem com o tempo e o estudo, sendo assim quanto mais você treinar, mais rápido vai atingir bons resultados quanto a tocar violão e cantar.

Veja também “COMO SABER SE O VIOLÃO ESTÁ DESAFINADO?”

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos! Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *