DEDILHADOS NO VIOLÃO

Uma vez que você dominou os acordes básicos para iniciantes, você com certeza quer aprender a dedilhar acordes. Não é mesmo? Ao aprender os padrões básicos e se familiarizar com seu instrumento, você será capaz de tocar diversas músicas. Não perca as dicas de hoje!

Dedilhar acordes é relativamente fácil. Se você já sabe os acordes e sabe mudar entre eles, então você já pode aprender a dedilhar usando algumas batidas.  O dedilhado é um aspecto muito importante de aprender a tocar violão, ele requer um bom senso de ritmo, sincronismo, síncope (forma rítmica musical) e também muita versatilidade durante os movimentos. Mas não se preocupe, o dedilhado ajuda em todas estas habilidades e muito mais!

Vamos as dicas?!

 

 

FAMILIARIZANDO COM O VIOLÃO

 

aula de violão

 

1º: Segure o violão corretamente.  Mantenha – o equilibrado sobre sua coxa, próximo do seu corpo. Deixe o peso do violão descansar sobre seu colo, firmando-o com seu cotovelo pra garantir que possa mover sua mão que dedilha sem que movimente o violão. Pra dedilhar corretamente é preciso manter o seu cotovelo da mão que dedilha longe das cordas, perto da base do violão, de modo que possa usar seu punho pra dedilhar.

 

2º: Segure a palheta corretamente. Com a palma da sua mão voltada para o seu corpo, dobre todos os seus dedos na direção da sua palma. Coloque a palheta na primeira articulação do seu indicador, pra que ela aponte diretamente para o seu peito. Segure-a com seu polegar firmemente, deixando apenas alguns centímetros de espaço do seu dedo.

 

3º: Se familiarize com o violão. Familiarize com a altura das cordas no braço do violão e à força que seus dedos precisam para tocar as cordas. Pratique fazer os acordes corretamente e conseguirá um som claro em todas as cordas de uma vez.

 

COMO DEDILHAR NO VIOLÃO

 

PESTANA NO VIOLÃO

 

1º: Embora não haja um lugar “certo”, procure dedilhar as cordas entre o buraco de ressonância e a ponte do violão. Pratique dedilhar as cordas em lugares diferentes para ter uma noção do som que se cria. Dedilhar diretamente sobre o buraco de ressonância cria um som mais grave, estrondoso, ao passo que dedilhar próximo à ponte te dará um som mais agudo e metálico.

 

2º: Use o seu pulso. Um bom dedilhado se resume no uso do pulso. Aprenda a manter o seu cotovelo firme junto ao instrumento, usando o seu pulso para dedilhar.

 

3º: Muitos iniciantes acham difícil segurar a palheta enquanto aprendem a dedilhar. A maioria dos problemas com palhetas são o resultado de segurar perto demais da base da palheta e deixá-la frouxa. Certifique-se que está segurando a palheta corretamente, deixando uma mínima parte da ponta sobressaindo dos seus dedos.

 

4º: Faça o movimento o mais natural possível. Relaxe sua mão quando estiver tocando, solte o seu pulso e apenas deslize sobre as cordas. Suas palhetadas podem ser fracas de início, mas não há por que se preocupar. Isto vai se tornar mais firme com o tempo.

 

5: Pratique dedilhar todas as cordas igualmente, deixando-a “vibrar” como um som contínuo em vez de passando por elas individual e lentamente. Pra isso, tente dedilhar um simples acorde, como Sol, com batidas pra baixo. Toque quatro tempos, uma batida cada, se esforçando ao máximo pra atingir todas as cordas. Fique no andamento, contando quatro batidas por compasso.

Para dedilhar corretamente no violão é somente uma questão de tempo e ritmo. A prática é extremamente importante. Não é complicado, você só precisa treinar corretamente.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

23 comentários em “DEDILHADOS NO VIOLÃO”

  1. Assisti a mais uma vídeo aula maravilhosa. Muito obrigado,professor. Suas explicações estão sanando todas minhas dúvidas.Repito que esse é o melhor método que já vi para aprender violão…

    1. Olá Aldemir!
      Ficamos muito felizes em saber! Nosso prazer é ver seus resultados. Continue conectado ao nosso Blog!
      Abraços

  2. Vou ter que estudar desde o início, porq só essa aula me mostrou q eu aprendi tudo errado com umas videos aulas dizem q vai ensinar e entanto não dão as dicas certas.Professor Daniel,vou ficar te perturbando durante esse ano todo.Dessa vez eu aprendo.Abraço e meus parabéns.

  3. Olá Daniel aqui é o Janilson de Belém do Pará, encontrei algumas dicas suas na internet e achei sua metodologia interessante e satisfatória e de grande porte e daqui pra frente vou adquirir seu material, sou evangélico e quero tocar na igreja, pois não quero fazer a obra de Deus relaxadamente e sim com excelência. e vejo que o seu trabalho tem mt seriedade.

  4. Olá Adriano!

    No curso as aulas são em sequencias e explicativas. É só seguir as aulas que tem tudo explicado onde é cada corda e qual o nome de cada uma. Quanto ao curso envie por favor um e-mail para contato@estudiodarezzo.com explicando o que deseja que verificamos para você.

  5. Bom dia,amei a sua aula muito obrigada já estou estudando e me esforçando ao máximo
    Obrigada Daniel pela dica é paciência de ensinar, parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *