NÃO CONSEGUE APRENDER TOCAR VIOLÃO? SAIBA O MOTIVO

Sabe quando estamos insistindo muito tempo em algo que gostaríamos de aprender, mas por mais que você tente parece que a coisa não sai do lugar? Pois bem, hoje você vai entender os motivos que talvez esteja te atrapalhando a aprender tocar violão, confira!!

Sempre quando estamos aprendendo algo novo, no início é sempre mais difícil pelo fato de não estar acostumado ainda, no violão acaba sendo a mesma coisa, porém temos que observar se essa dificuldade que está tendo é uma dificuldade “normal”.

 

A ansiedade de aprender tocar violão rápido pode fazer com que você cometa erros no início, que precisam ser eliminados imediatamente, para que você possa ter progresso no violão.

O fato da música ser algo racial é a resposta de que qualquer pessoa é capaz de aprender a tocar violão, então por mais que possa parecer difícil, isso é apenas questão de acostumar com o instrumento. E agora você verá os erros que não pode deixar acontecer no seu progresso de violão, vamos lá.

 

NÃO CONSEGUE APRENDER TOCAR VIOLÃO? SAIBA O MOTIVO

 

1º – Estudar de Maneira Errada 

aprender a tocar violãoHá duas coisas muito importante quando se trata em estudar violão. A primeira delas é buscar aprender algo que você não saiba, essa é considerada a mais importante, pois assim você irá progredir constantemente fazendo com que você passe para outro patamar aprendendo algo que não sabia ou passando a entender algo que ainda não entendia.

A segunda é exercitar o que você já sabe, pois as técnicas e algumas questões teóricas precisam sempre ser exercitadas para que você nunca esqueça e tenha cada vez mais facilidade em executá-las.

 

2º –  Frequência de Treino Errada 

aprender a tocar violãoO treino no violão deve ser algo contínuo e gradativo, isso porque, não adianta você estudar 5 horas em um dia achando que será suficiente para a semana inteira. Vale muito mais apena você estudar em tempo reduzido, porém TODOS OS DIAS do que muito tempo em apenas um dia.

Um fator principal que talvez esteja atrapalhando no seu progresso seja isso, a falta de disciplina na programação dos seus treinos.

 

3º –  Perder Tempo com as Coisas Erradas 

aprender a tocar violãoMuitas pessoas acabam cometendo esse erro, de perder tempo estudando coisas que não levam a progresso nenhum.

Ficar tocando músicas que já sabe e não treinar nada diferente além disso, ou estudar com violão no colo e o celular próximo de você, deixando se distrair com qualquer notificação, fazendo com que você largue o violão de lado para olhar o celular, acaba fazendo você se desconcentrar totalmente do seu treino.

Por isso o ideal é você deixar qualquer coisa que possa te distrair afastada ou desligada para que você não se desconcentre e possa ter um treino mais focado.

 

4º –  Não Investir em Bons Materiais

aprender a tocar violãoInvestir no material daquilo que deseja aprender é fundamental para ter um ótimo progresso e conteúdos de qualidade. De nada adianta você fica tentando achar conteúdos “gratuitos” e desorganizados e querer ter progresso com isso, você vai acabar com algum empecilho no caminho.

Hoje em dia, existe diversas formas de aprender violão, inclusive uma delas você pode aprender em casa mesmo, com aulas online, metodologia passo a passo, desde níveis iniciantes até os mais avançados. Confira o nosso curso de violão no Instituto Musical Darezzo.

Ou você que prefere aulas presenciais, procure na sua área por algum professor de violão conceituado, que você saiba que fazendo aula com ele terá progresso constante e possa te ajudar em qualquer coisa.

 

5º- Não Acreditar em Si

aprender a tocar violãoBaixo auto-estima é uma coisa que pode impedir você de progredir no violão, por isso independente do desafio que tiver de passar, saiba que você é capaz, basta seguir o passo a passo dos treinamentos que você não terá dificuldade em nada.

Se você é um desses repare na quantidade de pessoas com restrições físicas que alcançaram um bom patamar musical. Tocar bem também é questão de decisão, então passe a decidir que você pode enfrentar qualquer desafio e terá disciplina nos treinos diários e, logo, logo seus resultados irão aparecer.

 

6º – Timidez para Tirar Dúvidas 

aprender a tocar violãoQuando deparamos com algo que nos traz dúvida, às vezes ficamos tímidos de perguntar com medo de acharem que você não está prestando atenção ou vai demonstrar um nível inferior as outras pessoas, pois saiba que ter dúvida é completamente normal.

Você não pode deixar a dúvida te “corroer por dentro” até você achar uma resposta. Por isso, não deixe de perguntar algo que você não saiba, afinal você está aprendendo algo novo, ter dúvida é normal, o importante é você desfazer dela perguntando alguém que realmente conhece sobre o assunto mais do que você.

 

7º – Linguagem do Professor 

aprender a tocar violãoAlguns professores de violão podem ter uma linguagem com que você tenha dificuldade de entender e com certeza isso acaba interferindo no seu aprendizado fazendo com que você tenha dificuldade em progredir.

Existe diversas maneiras de aprender tocar violão e cada professor tem seu próprio método de ensino, e o ideal é buscar um que você acha mais fácil de entender, para que possa ter progresso constante.

Então, se em três meses você não conseguir tocar nenhuma música, experimente trocar o professor para ver se consegue uma forma mais clara de melhorar seu aprendizado.

E essas foram as nossas dicas da semana mostrando o que pode estar te impedindo de aprender tocar violão.  Espero que tenha gostado, aproveite e compartilhe com seus amigos e amigas para que eles tirem suas dúvidas também.

Curta nossa página no Facebook, não se esqueça do seu feedback que também é muito importante para nós e continue buscando mais conteúdo em nosso blog, obrigado e bons estudos.

Um comentário em “NÃO CONSEGUE APRENDER TOCAR VIOLÃO? SAIBA O MOTIVO”

  1. Muito boas essas dicas. Vou ficar atento pra conseguir progredir a cada dia mais nos meus estudos.
    Deus lhe abençoe e lhe dê forças para continuar com esse belo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *