RITMO NO VIOLÃO

O ritmo é um elemento de extrema importância para qualquer músico, pois controla a sucessão de sons dentro de um determinado tempo.  E tocar um ritmo em um instrumento é comumente um desafio para os músicos iniciantes. Entender o que é ritmo, como fazer um determinado ritmo, descobrir como faz o ritmo de uma música de ouvido são algumas das perguntas frequentes. Então confira e entenda um pouco mais sobre ritmo. E não perca a vídeo aula sobre as 5 Dicas  de Ouro para Fazer Ritmos no Violão. 

 

CLIQUE AQUI E INFORME SEU E-MAIL

 

RITMO

 

O ritmo musical é um movimento coordenado, uma repetição a intervalos regulares ou irregulares, forte ou fraco, longos ou breves em uma composição musical. O ritmo é a pulsação da música, determina a duração de cada som e silêncio na música e quando combinados formam padrões sonoros. A variação do ritmo pode originar composições musicais diferentes utilizando a mesma sequência de notas.

 

TIPOS DE RITMOS

 

curso de violão para iniciantes

Existem vários tipos de ritmos e cada vez são criados novos ritmos a partir dos ritmos existentes. Os ritmos musicais e todas as suas variações são muito presentes e diversificadas de acordo com cada região e cultura.

No Brasil cada região possui uma cultura típica e dentro delas, comidas, danças, músicas, trajes e ritmos inúmeros representam a tradição de um povo e sua cultura.  Os principais  ritmos brasileiros possuem origens diferentes e concentram-se em locais diferentes, separados pelas regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste, representando esta diversidade cultural tão presente nos territórios brasileiros.

No norte brasileiro muitos costumes e ritmos são provenientes das culturas dos escravos e dentre os de maior destaque temos o carimbó. O Carimbó surgiu em Belém através de influências antigas negras e que hoje influencia novos ritmos como a lambada e também o zouk.

 

ritmo carimbó norte do Brasil

 

O nordeste foi o berço da colonização portuguesa e os ritmos mais marcantes e conhecidos são: o frevo, maracatu, xaxado, bumba-meu-boi, tambor-de-crioula e o forró e suas variantes. O frevo, criado com origens no estado de Pernambuco pelos brasileiros, e é uma mistura dos ritmos maxixe, capoeira e marcha e se caracteriza por um ritmo acelerado, muito praticado na época do carnaval.

 

ritmo frevo nordeste Brasil

 

Alguns dos ritmos brasileiros mais marcantes no território Centro Oeste são: cururu, polca de carão, catira e o sertanejo. Na região sudeste os ritmos são muito conhecidos: Bossa Nova, samba, choro, lundu e pagode. O samba tem sua origem no Rio de Janeiro, e suas principais raízes vêm de vários ritmos africanos, que com o passar do tempo foram evoluindo e ganhando novas formas, conhecidas como variações do samba.

 

ritmo samba sudeste brasil

 

A região sul concentra muitos habitantes de colônias alemãs, italianas, ucranianas e polonesas, que influenciam diretamente nos principais ritmos. Entre eles estão: vanerão, milonga, chula, chamamé e o fandango, sendo o último muito comum em Portugal e na Espanha.

 

ritmo fandango sul do Brasil

 

A cultura brasileira possui muitos outros ritmos como o xote, xaxado, baião e muitos outros que são variantes dos principais, responsáveis por esta cultura tão diversificada e maravilhosa.

Cada país e região possuem a sua cultura, costumes e ritmos. Porém um mesmo ritmo pode ter nomes diferentes, de acordo com a região, por isso é interessante conhecer os ritmos sem denominá-los.

 

DICAS SOBRE RITMOS NO VIOLÃO

 

Tocar um ritmo em um instrumento é algo muito pessoal, que vai de acordo com o gosto e estilo de cada um. Não existe certo ou errado, mas é preciso ficar atento a algumas coisas e praticar.

 

1ª Apurar a Percepção Musical: O desenvolvimento da percepção musical se dá através de treinamento auditivo. É preciso treinar o ouvido para, por exemplo, identificar as notas que estão sendo tocadas. E uma boa maneira de desenvolver a percepção musical é através da memorização, criando uma memória musical.

 

2º Treinar os Ritmos: Conheça e treine várias músicas com várias técnicas e ritmos diferentes.  E com a prática e alguns exercícios é possível treinar sua coordenação motora, apurar os seus ouvidos, melhorar sua percepção musical e tocar o ritmo da sua música favorita ou qualquer tipo e música.

 

3ª Treinar com um Metrônomo: Para quem quer se desenvolver no campo do ritmo é interessante sempre treinar usando um metrônomo.  O uso do metrônomo auxilia os estudantes no treinamento do tempo e oferece precisão para o aluno treinar e desenvolver sua percepção auditiva e coordenação motora.

Entenda que o progresso vem com o tempo e treino, pois no início é tudo mais difícil e você errará muito, entretanto a tendência é que fique você muito bom com o tempo. Então, não desista!

 

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página do Facebook!

11 comentários em “RITMO NO VIOLÃO”

  1. Muito bom!!!!! Com essas informações só tive certeza que estudar com esse método IMD foi a melhor forma para realização de um sonho que tenho certeza que será realizado. Sendo que tentei com alguns instrutores e percebi sem sucesso e tempo perdido. Parabéns e muito obrigada. Deus cada dia abençoe você e o César Romero foram os únicos que me identifiquei para ajuda nesse sonho da minha vida.Obrigada

  2. Boa tarde Daniel assisti sua aula hoje e gostei muito parabéns, como faço para fazer a inscrição no seu curso?

  3. Excelente matéria Daniel! O vídeo estão nem se fala: bem intrutivo e bem ao nível do iniciante com dúvidas no ritmo! A cada dia tenho mais certeza que fiz a escolha certa em participar como aluna no IMD, após várias tentativas em outros cursos sem sucesso. Agora,seguindo o passo a passo, acompanhando com a apostila e assistindo os vídeos aulas estou realizando o meu sonho que é tocar violão para o meu prazer. Obrigada Daniel, nunca desista de ensinar, vc é muito importante para seus alunos! Que Deus o abençoe!

  4. Muito bom mesmo fiz aula de violão e não aprendi nada. Porque o professor não ensinava direito e nem dava as dicas nessesaria pra a preder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *