Aprenda a Tocar Dona Maria

Voz, violão e um hit. Composição do próprio Thiago Brava em parceria com Thiago Aloisio e Lucas Aloisio, a canção ‘Dona Maria’ virou hit em poucos meses e ficou entre as mais pedidas em todas as rádios do país em 2018. Apesar do tempo, a música ainda é uma delícia de ouvir, tocar e cantar. Portanto, aprenda a tocar Dona Maria! Confira!

 

Aprenda a Tocar Dona Maria

 

Me desculpe vir aqui desse jeito

Me perdoe o traje de maloqueiro

De camisa larga e boné pra trás

Bem na hora da novela que a senhora gosta mais

 

Faz três dias que eu não durmo direito

Sua filha me deixou desse jeito

E o que ela mais fala é que a senhora é brava

Mas hoje eu não vou aceitar levar um não pra casa

 

Dona Maria

Deixa eu namorar a sua filha

Vai me desculpando a ousadia

Essa menina é um desenho no céu

 

Dona Maria

Deixa eu namorar a sua filha

Vai me desculpando a ousadia

Essa menina é um desenho no céu

Que Deus pintou e jogou fora o pincel

 

Me desculpa vir aqui desse jeito

Me perdoa o traje de maloqueiro

De camisa larga e boné pra trás

Bem na hora da novela que a senhora gosta mais

 

Faz três dias que eu não durmo direito

Sua filha me deixou desse jeito

E o que ela mais fala é que a senhora é brava

Mas hoje eu não vou aceitar levar um não pra casa

 

Dona Maria

Deixa eu namorar a sua filha

Vai me desculpando a ousadia

Essa menina é um desenho no céu

 

Dona Maria

Deixa eu namorar a sua filha

Vai me desculpando a ousadia

Essa menina é um presente no céu

Que Deus pintou e jogou fora o pincel

A música conta a história de um rapaz apaixonado que quer pedir a filha de Dona Maria em namoro. É o oposto de outros hits de Brava, que celebravam a farra e a solteirice. “Namoro bobo” e “Lei do desapego” são algumas delas.

Mas a mudança no tipo de letra não tem relação com a atualização de status de Brava, mas sim com o momento que o cantor estava vivendo, focado na família, no trabalho e nas suas composições.

tocar dona maria no violãoOutro empurrãozinho dado em “Dona Maria” é a participação de Jorge, da dupla com Mateus. Jorge já havia encontrado Thiago no camarim a algum tempo atrás, deu alguns conselhos e falou que o dia que ele gravasse uma música que tivesse a onda dele, uma música legal, que era para o chamar que ele iria participar. Quando foi feito ‘Dona Maria’ e o projeto foi montado, Thiago ligou para o Jorge e ele aceitou na hora. Para Brava, a parceria foi fundamental para conquistar o público e as paradas de sucesso.

Apesar de tudo, Thiago Brava se diz surpreso com sucesso de “Dona Maria” já que a compôs em uma onda bem de brincadeira, como está acostumado a fazer nas suas horas vagas, que é tocar um violão, tomar uma catuaba e ficar de boa com os amigos.

A composição foi inspirada em outras histórias. Thiago imaginou como seria um pedido de casamento à moda antiga, mas, na realidade, foi porque também é meio maloqueiro, anda com boné para trás e bermuda, gosta de incomodar. Foi algo baseado nele.

Por se tratar de uma música simples, de estilo diferente do que estava acostumado, Brava só teve certeza que daria certo mesmo quando ela ficou pronta.

Para ele a música foi um presente do céu que recebeu de Deus, afinal “Dona Maria” mudou a sua vida, e principalmente, a sua maneira de pensar sobre o verdadeiro sentido da nossa missão. Até mesmo pensar mais nas crianças na hora de fazer uma música ou gerar um conteúdo, uma vez que elas adoram cantar Dona Maria.

A música é um marco em sua carreira. Ela foi maior do que tudo. É o começo de uma nova história, de um novo momento. “Dona Maria” é o hit da criançada, o hit do jovem, do adulto, do idoso, o hit de todo mundo.

O sucesso foi tão grande que a canção seguiu firme nas listas de músicas mais tocadas no Brasil em rádios e serviços de streaming, e considerada pelos críticos o hit do ano. No canal oficial do Youtube, o clipe da música de Thiago Brava já somava mais de 300 milhões de views em 2018.

Em Portugal, ficou na 25ª colocação na playlist principal do Spotify e no 43º lugar da playlist viral. Bateu primeiro lugar no ITunes e apareceu entre as 20 mais. Também ganhou destaque nas principais plataformas digitais de Luxemburgo.

A música faz parte do EP “Um violão & uma catuaba”, gravado no estúdio Pé de Amora, em Goiânia. O disco tem mais quatro canções, todas na linha reggae apaixonado, algumas acompanhadas de ukulelê e gaita.

 

Thiago Brava

 

tocar dona maria no violãoNascido em Goiânia, filho de Jura de Morais Ramos e Rafael Ramos, Thiago começou a estudar música aos 12 anos de idade, influenciado por um tio que lhe deu um cavaquinho de presente. Inicialmente seus pais não aprovavam a carreira musical e, por isso, Thiago se formou em Publicidade e Propaganda, fez pós-graduação e chegou a ser coordenador de marketing de um grande shopping de Goiânia.

Sempre muito bem-humorado e dono de uma personalidade ímpar, Thiago sempre tocava e cantava nas festas de amigos no intuito de entretê-los. A partir daí um vídeo seu tocando viralizou no YouTube, dando início à carreira de cantor. Influenciado pelo samba e pelo pagode, teve várias bandas durante a sua carreira, que era paralelamente dividida com a profissão de publicitário. Sempre muito criativo, migrou para o sertanejo e revolucionou com o “arrocha”, ritmo que conquistou o público.

Em novembro de 2011, Thiago Brava decidiu que ia abandonar a música definitivamente por não acreditar mais que teria algum sucesso nesta carreira e partiu para se dedicar exclusivamente a profissão de publicitário, quando no carnaval do ano seguinte compôs o hit “As Mina Pira“, e em um momento descontraído com amigos em uma piscina gravou um vídeo amador que virou hit na internet e tem mais de 10 milhões de acessos no Youtube, que mais adiante foi gravado pela dupla Cácio e Marcos e depois gravada também por ele mesmo, com participação especial de Zé Ricardo & Thiago, companheiros da época de barzinhos.

No ano seguinte, o sertanejo virou figura carimbada em rádios e programas de televisão com “360 – O Arrocha do Poder”.

De lá para cá, lançou CDs e DVDs, viajou à Europa e aos Estados Unidos com turnês, e é só sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *