O QUE VOCÊ PRECISA DOMINAR PARA TOCAR VIOLÃO – NÍVEL INICIANTE

Está curioso para saber como você pode alcançar um nível que te dê capacidade de tocar violão? Nesse poste iremos mostrar para você o que será necessário para alcançar o nível básico no violão, confira!

Talvez você pode ter se perguntado o quão difícil deve ser aprender a tocar violão, já que as pessoas que tocam têm que ter uma agilidade nos dedos, cada hora mudando as posições deles para alcançar as notas, mas pode ficar tranquilo porque o que vai te dar essa facilidade para com essas coisas será o treinamento e disciplina, e você verá que não tem nada de difícil nisso tudo.

 

Veja abaixo algumas dicas com passos simples para você desenvolver a capacidade de tocar violão no nível básico de uma maneira bem simples, mesmo que você nunca tenha tocado violão, rapidinho poderá aprender.

 

O QUE VOCÊ PRECISA DOMINAR PARA TOCAR VIOLÃO –

NÍVEL INICIANTE

 

1 – Desenvolvimento de Batidas

aprender a tocar violãoA alma da música são os ritmos e as batidas, pois sem eles não há nem o prazer em escutar as músicas, pois não chega nem haver música em si.

É muito importante desenvolver com eficácia as batidas e ritmos, pois o ritmo bem colocado transforma meras notas musicais em músicas, fazendo assim com que você aprenda alguns acordes.

Por isso é muito importante que você desenvolva as batidas para começar a acostumar com ritmos de várias músicas. Por existir essa variação é bom que você comece sempre do mais fácil e vai aumentando o nível à medida que você for acostumando com os ritmos.

 

2- Desenvolvimento de Acordes

aprender a tocar violãoO desenvolvimento dos acordes é primordial para você começar a aprender a tocar as músicas, pois de nada adianta saber as batidas no violão e não saber os acordes.

Então, busque treinar também os acordes quando já estiver familiarizado com o ritmo da música em que deseja aprender e coloque em prática sempre em seus treinamentos, que logo você irá aprender a música que deseja tocar. Busque sempre um desafio novo aumentando um pouco o nível, é claro, de acordo com sua capacidade nas variações das músicas, até mesmo para você não ficar na mesmice e acostumar com tudo quanto é ritmo.

 

3 – Desenvolvimento de Outras Técnicas 

aprender a tocar violãoO violão é considerado o instrumento mais versátil do mundo por existir muitas técnicas diferentes que pode ser utilizada em vários ritmos, batidas ou solos, por esse fator, quanto mais técnicas você conhecer e quanto melhor for seu domínio sobre elas, você conseguirá fazer mais coisas diferentes e até mais difíceis de tocar.

Como existem diversos tipos de técnicas para diferentes tipos de solos, é bom você saber primeiro o que deseja tocar, para focar seu treinamento em apenas uma delas, pois assim você conseguirá se preparar melhor para desenvolver cada vez mais no que está buscando.

Lembre-se que técnicas são algo mais complexo, então comece sempre da mais simples, pois além de você está adquirido o conhecimento da mesma, estará sempre se preparando para algo mais avançado lá na frente quando você tiver que aplicar em alguma música ou até mesmo criar a sua própria técnica.

 

4 – Progresso Teórico Contínuo

aprender a tocar violãoMuitas pessoas acham que apenas aprender e entender partitura é a forma teórica de aprender música, mas não é somente isso não. Todo o conhecimento que nasceu com base em experimentos, estudos, testes, podem ser considerados uma teoria musical. E no violão não é diferente, pois muitas pessoas que tocam violão em um nível mais avançado hoje, passaram pelos mesmos caminhos que você deseja passar. Além do mais, existem teorias para facilitar seu aprendizado em todas as áreas.

Não deixe se prender pelo que as pessoas falam sobre o estudo decorado da teoria, e sim busque aprender inicialmente o necessário como leitura de cifras, solos e músicas iniciais, conhecimento da área harmônica e técnica em que deseja tocar, fazendo isso você terá um bom desenvolvimento que te trará continuidade em progresso.

Aprender algo que não se usa pode ser perda de tempo, pois de que adianta você aprender algo muito avançado sendo que seu nível ainda é de iniciante, não vai adiantar nada, pois você não vai saber onde aplicá-la corretamente.

Contudo a falta de prática ou falta de entendimento sobre a serventia daquela teoria pode te fazer perder um tempo que poderia ser usado estudando teorias que se ligassem às coisas práticas que você está treinando.

Está aí algumas dicas que você precisa entender para alcançar um nível básico no violão, não se deixe levar pelo medo ou achar que você não é capaz. Quando se coloca em prática verá que é bem tranquilo e que qualquer pessoa consegue, sempre com treinamento correto e disciplina rapidinho alcançará o nível básico e estará pronto para continuar aumentando sua capacidade.

Não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas, tenho certeza que eles também gostariam de saber essas dicas até mesmo para motivá-los a aprender tocar violão.

Curta nossa página no Facebook não esqueça do seu feedback que também é muito importante para nós e continue buscando mais conteúdo em nosso blog, obrigado e bons estudos.

2 comentários em “O QUE VOCÊ PRECISA DOMINAR PARA TOCAR VIOLÃO – NÍVEL INICIANTE”

  1. Boa noite Daniel, eu tenho comprado o curso de iniciante para viola caipira, e eu só fiquei sabendo que era necessário ter feito o curso de violão para iniciantes depois que já tinha adquirido e lido ( que era fundamental o aluno ter treinado os princípios básicos do ESTUDO DE VIOLÃO) e se possível completado o MÓDULO A .Não achei isso muito correto,pois deveria ter informado esse detalhe que se faz tão IMPORTANTE. Porém eu já tenho comprado o curso de viola caipira para iniciantes,e agora como devo fazer agora.
    Desde já agradeço.

    1. Pode continuar estudando o método normalmente.
      Caso leia com atenção, as instruções são que: o estudo previo de violão iria ajudar, e muito, no seu desenvolvimento na viola caipira.
      Porém poderá obter resultados surpreendentes mesmo que não tenha o feito.
      Seria a mesma coisa que dizer que saber inglês ajudaria muito em uma viagem ao exterior, mas mesmo, com o básico você consegue.
      Concluindo. pode ficar tranquilissimo. Estudar o passo a passo e vai dar tudo certo!
      Bons estudos! E precisando pode enviar um email para o suporte que estaremos aqui ara ajudar. ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *