OUVIDO ABSOLUTO E OUVIDO RELATIVO

Quando se trata de instrumentos musicais o ouvido vira uma “ferramenta” muito importante, pois através dele que você irá melhorar sua percepção musical, algo que vai te ajudar muito quando estiver aprendendo a tocar violão ou qualquer outro tipo de instrumento. Mas, você conhece a diferença entre o chamado ouvido absoluto e ouvido relativo? Se ainda não conhece ou queira saber mais a respeito do assunto continue lendo esse post para entender melhor, vamos lá!

Aposto que quando você viu algum conhecido tocando violão, você já o desafiou mandando tocar uma música qualquer, tendo apenas o som dela como exemplo, só para saber se ele seria capaz de reproduzi-lá apenas de ouvido, certo?

 

E realmente as pessoas que tem a capacidade de fazer isso é de se impressionar, pois não é assim tão fácil e você entenderá melhor agora.

 

OUVIDO ABSOLUTO E OUVIDO RELATIVO

 

ouvido absoluto e relativoA percepção de um som, não e nada mais do que ouvir e identificar algum som já conhecido. Por exemplo, quando você atende o telefone e já sabe quem está falando apenas por escutar a voz, com certeza em algum outro momento você conheceu a tal pessoa e lembrou do timbre de sua voz.

Assim também acontece quando você identifica uma nota musical no violão, nesse caso você já precisa ter conhecido a nota e a chamado pelo nome, associando sempre um ao outro, e quanto mais você fizer isso, mais estará treinando sua audição e terá mais facilidade de reconhecer as notas de ouvido, tanto do violão ou qualquer outro instrumento.

Essa capacidade de percepção musical varia de pessoa para pessoa, alguns com mais facilidade outros com menos e para você entender isso melhor vou explicar a diferença do ouvido absoluto e ouvido relativo.

 

Ouvido Absoluto

 

ouvido absoluto e relativoA pessoa que possui o ouvido absoluto é aquela que de imediato, ao escutar qualquer nota em qualquer instrumento, consegue identificar qual nota está soando naquele momento.

Algumas pessoas têm essa capacidade tão incrível que além de perceber a nota de imediato conseguem escrever partituras ao mesmo instante sem nem ao menos precisar de escutar ou testar tais notas no instrumento, pois apenas por escutar a nota já sabe qual é a mesma.

O cantor que possui um ouvido absoluto tem a capacidade de começar a cantar as notas de uma música na altura correta sem precisar ouvir antes em uma introdução ou coisa do tipo, e no caso de um violonista que também tem esse dom consegue identificar a nota de qualquer instrumento e já saber qual é, além de conseguir tirar várias músicas com uma grande facilidade, apenas as escutando. 

A melhor forma de você treinar sua percepção musical é escutando as notas e chamando-as pelo nome várias vezes, até você se familiarizar com o som delas, pois todas as pessoas conseguem atingir um ouvido absoluto, mas depende de muito estudos e força de vontade porque isso não se aprende do dia para noite, demora um tempo até aprimorá-lo perfeitamente.

 

Ouvido Relativo

 

ouvido absoluto e relativoJá no caso das pessoas com ouvido relativo, elas só conseguem identificar uma nota depois de ter outra como base. Por exemplo, um músico toca um “Sol” no violão e o ouvinte não sabe qual é a nota, entretanto após ouvir a nota “Dó” como base sabendo qual é ela, este ouvinte poderá calcular está nota pensando em uma escala ou coisa do tipo e chegar até a conclusão de que a nota ouvida foi um Sol.

Ou também o ouvinte poderia escutar uma nota e lembrar-se daquele som vindo de uma música e por tal comparação saber qual é aquela nota.

Muitos músicos possuem ouvidos relativos em vários níveis, e a melhor forma de você melhorar isso é treinando bastante, tirando várias músicas de ouvido. Isso fará com que você aprimore sua percepção musical. Estude bastante as notas e escalas, tentando identificar quais são elas, chamando-as pelos nomes até que consiga decorar e identificá-las sem muito esforço.

Treinando da forma correta, com calma você conseguirá alcançar um ouvido absoluto caso almeje esse objetivo, pois é algo que leva tempo, porém não é nada impossível, qualquer pessoa pode conseguir.

Espero que você tenha gostado do nosso post de hoje, sempre estamos buscando assuntos interessantes e que irão ajudar todos que gostam de músicas, e para nos motivar trazer ainda mais coisas para vocês, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas, tenho certeza que será interessante para eles também.

Curta nossa página no Facebook, não esqueça do feedback que é muito importante para nós e continue pesquisando mais conteúdo em nosso blog. Obrigado e bons estudos.

2 comentários em “OUVIDO ABSOLUTO E OUVIDO RELATIVO”

  1. Cara é muito interessante esse curso agora eu queria q tivesse uma aula explicando bem claro a hora de começar a cantar quanto o instrumento tá tocando pq eu fico perdido não sei a hora de começar as vezes atraso ou me adianto também.

    1. Olá Jonas. Para aprender o momento correto de cantar é necessário treino e desenvolvimento de sua percepção musical. Isso se dá com aulas específicas de coordenação motora. Um curso de bateria também poderia ajudar. Vou deixar o link de um vídeo com as dicas que deseja: https://www.estudiodarezzo.com/membrosvip – a aula é longa, então separe um tempo que estiver disposto a estudar e veja o vídeo até o fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *